São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Por trás da obra-prima

ANSELMO CHERÉ

Francis Ford Coppola, diretor de "Apocalypse Now", sofreu tanto para rodar o filme que chegou a declarar que não se tratava de uma obra sobre a Guerra do Vietnã, mas da própria Guerra do Vietnã. A insana e maravilhosa adaptação de "O Coração das Trevas", de Joseph Conrad, custou US$ 40 milhões e foi filmada nas florestas das Filipinas ao longo de 200 dias, em 1976. Tufões, ataques cardíacos, cenas de loucura explícita: aconteceu de tudo nos bastidores da produção. É o que mostra o recém-lançado documentário "O Apocalipse de um Cineasta", making of do filme e "must" para amantes de Coppola e dos clássicos do cinema.
Eleanor Coppola, mulher do cineasta, coordenou os trabalhos de documentação. Não deixou escapar nenhum detalhe. O filme mostra a tensão que rondou o set quando a guerra civil ameaçou as Filipinas. Registra os ataques de loucura do ator Martin Sheen, que entrou no filme para substituir Harvey Keitel, compareceu a diversas filmagens sob o efeito de drogas e teve um ataque cardíaco. E revela, entre outras coisas, as obsessões de Coppola e os conflitos entre diretor e atores, que nem sempre queriam seguir à risca suas indicações.
Fecham o documentário depoimentos de atores como Dennis Hopper, Frederic Forrest e Sam Bottons sobre o clássico estrelado por Marlon Brando.
O Apocalipse de um Cineasta (Heart of Darkness, EUA, 1994). Direção: Fax Bahr, George Hickemlooper, Eleanor Coppola. Duração: 90 minutos. Odessa Home Vídeo. Tel. 825-5766. Preço: R$ 25,50.

Texto Anterior: Santos também vestem modelão
Próximo Texto: Perca a barriga com privacidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.