São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ford traz novo Taurus em setembro

EDUARDO VIOTTI
ENVIADO ESPECIAL A DETROIT

A Ford apresentou à imprensa internacional o novo Taurus. O lançamento, cercado de grande sigilo –e muita neve–, foi na matriz em Dearborn, subúrbio de Detroit, Estado de Michigan, nos EUA, cidade que já foi capital mundial do automóvel.
O Ford Taurus, modelo mais vendido da marca, disputa palmo a palmo com o Honda Accord (também norte-americano) o título de carro mais vendido nos EUA.
O Taurus 96 –como já é conhecido o novo carro– só chega às lojas dos EUA em setembro. Deve aportar no Brasil na mesma época. A versão atual continua a ser vendida. Lá como cá.
O carro está sendo apresentado ao grande público desde o último dia 3 no Salão de Detroit, um dos mais importantes eventos internacionais do gênero.
Em relação ao modelo atual, a diferença mais evidente é no desenho externo, bastante arredondado e aerodinâmico.
"As formas altamente aerodinâmicas auxiliam na melhoria do consumo de combustível e nas características favoráveis de rodagem do novo Taurus, inclusive com a redução de ruídos causados por turbulência do ar", afirma Jack Telnack, vice-presidente de design da empresa.
Telnack acrescenta que "os faróis de superfície complexa projetam um campo iluminado mais largo e claro, proporcionando melhor visibilidade".
Dentro de dimensões muito semelhantes às da versão atual (veja quadro abaixo), o novo Ford traz um projeto inteiramente desenvolvido dentro de uma concepção que os norte-americanos denominam "user-friendly" (amigável ao usuário).
O tal projeto visa facilitar as coisas para o motorista e os ocupantes. É dada especial atenção à ergonomia (adaptação do espaço e comandos ao trabalho humano).
São privilegiadas as áreas de toque (banco, consoles, forrações); os painéis exteriores (para passar a impressão de fluidez nos encaixes e componentes de lata); e uma construção sólida, sem deixar detalhes de acabamento, parafusos ou fixações expostos, para passar a impressão de que o carro é um "bloco único".
O resultado final que o novo Taurus passa é o de um projeto muito mais avançado que a versão atual, mais elegante e moderno.
O design traz como característica marcante a traseira rebaixada, quebrando uma tradição de porta-malas elevados presente em grande parte dos carros desenhados nos anos 80.
As demais soluções mecânicas e estéticas são atuais. O modelo traz bastante eletrônica embarcada e motores com tecnologia de ponta.

O jornalista Eduardo Viotti, editor de Veículos, viajou a Detroit a convite da Ford Motor Company e da Ford Motor do Brasil

Texto Anterior: Shoppings têm local para preencher guia; Bamerindus oferece seguro para Volvo; O NÚMERO; Ducati lança moto 916 Senna, na Itália; Chrysler mostra minivans em Detroit
Próximo Texto: Folha traz hoje tabela ampliada de preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.