São Paulo, domingo, 8 de janeiro de 1995 |
Texto Anterior |
Próximo Texto |
Índice
Ford traz novo Taurus em setembro
EDUARDO VIOTTI
O Ford Taurus, modelo mais vendido da marca, disputa palmo a palmo com o Honda Accord (também norte-americano) o título de carro mais vendido nos EUA. O Taurus 96 –como já é conhecido o novo carro– só chega às lojas dos EUA em setembro. Deve aportar no Brasil na mesma época. A versão atual continua a ser vendida. Lá como cá. O carro está sendo apresentado ao grande público desde o último dia 3 no Salão de Detroit, um dos mais importantes eventos internacionais do gênero. Em relação ao modelo atual, a diferença mais evidente é no desenho externo, bastante arredondado e aerodinâmico. "As formas altamente aerodinâmicas auxiliam na melhoria do consumo de combustível e nas características favoráveis de rodagem do novo Taurus, inclusive com a redução de ruídos causados por turbulência do ar", afirma Jack Telnack, vice-presidente de design da empresa. Telnack acrescenta que "os faróis de superfície complexa projetam um campo iluminado mais largo e claro, proporcionando melhor visibilidade". Dentro de dimensões muito semelhantes às da versão atual (veja quadro abaixo), o novo Ford traz um projeto inteiramente desenvolvido dentro de uma concepção que os norte-americanos denominam "user-friendly" (amigável ao usuário). O tal projeto visa facilitar as coisas para o motorista e os ocupantes. É dada especial atenção à ergonomia (adaptação do espaço e comandos ao trabalho humano). São privilegiadas as áreas de toque (banco, consoles, forrações); os painéis exteriores (para passar a impressão de fluidez nos encaixes e componentes de lata); e uma construção sólida, sem deixar detalhes de acabamento, parafusos ou fixações expostos, para passar a impressão de que o carro é um "bloco único". O resultado final que o novo Taurus passa é o de um projeto muito mais avançado que a versão atual, mais elegante e moderno. O design traz como característica marcante a traseira rebaixada, quebrando uma tradição de porta-malas elevados presente em grande parte dos carros desenhados nos anos 80. As demais soluções mecânicas e estéticas são atuais. O modelo traz bastante eletrônica embarcada e motores com tecnologia de ponta. O jornalista Eduardo Viotti, editor de Veículos, viajou a Detroit a convite da Ford Motor Company e da Ford Motor do Brasil Texto Anterior: Shoppings têm local para preencher guia; Bamerindus oferece seguro para Volvo; O NÚMERO; Ducati lança moto 916 Senna, na Itália; Chrysler mostra minivans em Detroit Próximo Texto: Folha traz hoje tabela ampliada de preços Índice |
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress. |