São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colecionador de cachaça de Minas Gerais entra para o Guinness Book

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

O tenente reformado da PM mineira, Orcalino Custódio de Almeida, 79, entrou para a versão brasileira do Guinness Book de 1995 –o livro dos recordes– como o maior colecionador de cachaça do mundo. Ao todo, 2.227 marcas diferentes da bebida integram a coleção que Orcalino vem formando desde os anos 60.
No barracão localizado nos fundos da sua casa, no bairro Vera Cruz, zona leste de Belo Horizonte, Orcalino passa boa parte do seu tempo apreciando seu "tesouro".
"A minha coleção de pingas e minha família são as únicas coisas que tenho", diz Orcalino –que conta 11 filhos, 22 netos e dois bisnetos. Das 2.227 marcas, 1.387 são de Minas. Há também cachaças vindas da América do Sul, da Hungria, Líbano e até da China.
A coleção, toda catalogada, torna-se curiosa principalmente pelos nomes exóticos das bebidas. Alguns são considerados "impublicáveis" por Orcalino: "Levanta Pau", "Abaixa Pau" e "Cura Bicha". Há ainda nomes como "Xixi de Virgem", "Assanha Velho", "Amansa Sogra", "Consolo de Corno" e "Água Benta".
Na música, há nomes da época da Jovem Guarda, como "Barra Limpa" e "Papo Firme".

Texto Anterior: Rio Grande do Norte; Maranhão
Próximo Texto: O crepúsculo dos Caics
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.