São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Preso 'despejado' por Covas será empilhado

MARCELO GODOY; ANDRÉ MUGIATTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o governador Mário Covas mantiver as visitas a presídios e às delegacias, pode acabar com quase todo sistema carcerário do Estado. No sábado, ele foi ao presídio do Hipódromo, no Brás (zona leste), afirmou que ele não tem condições para funcionar e decidiu desativá-lo em 30 dias.
Mas a situação das 93 delegacias de São Paulo é muito pior. Com espaço para 650 presos, o Hipódromo abrigava ontem 186 detentos em suas 63 celas –uma média de 3 presos por cela. No 14º DP, em Pinheiros, essa média sobe para 25 (leia texto abaixo).
Os presos do Hipódromo devem ser mandados para penitenciárias da Grande São Paulo. O próprio secretário de Justiça, Belisário Santos Júnior, 46, diz que não sabe se há vagas suficientes no sistema penitenciário para desafogar as delegacias.
Só em 94, 1.753 detentos fugiram dos distritos policiais em 235 fugas. As delegacias registraram, ainda, 22 rebeliões. Somadas, elas abrigavam ontem 5.599 presos, quase seis vezes mais que a capacidade de suas celas.
Segundo Lair Svicero, 49, diretor do Hipódromo, o presídio é viável e não oferece risco. Houve só uma fuga em 94 do Hipódromo.
"O fechamento era um antigo pedido da pastoral carcerária e dos moradores do Brás. Ele não tem condições para abrigar presos", disse o secretário. Ele afirmou que não há solução rápida para a superlotação dos DPs.
"As fugas incentivam a prática de crimes, pois o criminoso sabe que, uma vez preso, poderá fugir", disse o diretor do Departamento de Polícia Judiciária da Capital, delegado Alberto Angerami, 54. Segundo ele, sua prioridade é acabar com as fuga.

Texto Anterior: Túnel Nove de Julho é interditado para lavagem; Dersa vende cupom de pedágio em caixa eletrônico; Motoristas querem fazer "operação tartaruga"; Ladrões põem fogo em loja na Casa Verde; Assaltantes roubam 32 armas de loja em Campinas; Presas fazem rebelião contra sistema de visita; Menor infrator vai cumprir pena prestando serviço; Ciclovia da Lagoa vira ponto de assaltos no Rio
Próximo Texto: Detentos dormem agarrados às grades da prisão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.