São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Delegacia de Pinheiros abriga 25 em cada cela

DA REPORTAGEM LOCAL

A reportagem da Folha visitou na tarde de ontem a carceragem do 14º DP, em Pinheiros (zona oeste). Ao contrário da cadeia do Hipódromo, que tem 186 presos em 63 celas, o 14º DP abriga 126 presos em cinco celas de 20 m2.
Em Pinheiros, os presos dormem uns sobre os outros para poder caber na cela. Alguns penduram redes nas grades. Outros dormem nos cubículos das celas onde ficam as latrinas. A maioria deles tem sarna, piolho, micoses e furúnculos. Muitos sofrem de tosse crônica, devido à umidade.
Jackson Paiva, 22, o Cazuza, condenado por assalto a mão armada, tem Aids há dois anos e já manifesta os sintomas. Dorme junto aos outros presos, apesar de eles não gostarem. Paiva, assim como os demais portadores de HIV, não recebe qualquer medicação ou tratamento diferenciado.
Manoel Félix dos Santos, 27, diz ter ataques semanais de epilepsia. Ele diz que deveria tomar o medicamento Gardenal, o que não acontece.
Entre as queixas dos presos está a de que alguns deles estão cumprindo pena desnecessariamente.
"Fui condenado a 13 anos por estelionato. Cumpri 11 anos e oito meses. Já deveria ter saído por ter remissão de pena (redução da pena para os presos que trabalham na cadeia)", diz Fábio Cornélio dos Santos, 38, que mandou uma carta ao Juiz da Vara de Execuções Penais, pedindo revisão de sua situação.
Além do 14º DP, outros como o 3º DP (Santa Ifigênia), com 120 presos em cinco celas e o 12º (Pari) com 122 presos em cinco celas, estavam superlotados ontem.
Segundo Andrade, a população carcerária nos DPs é flutuante, porque os presos estão sempre fugindo, sendo capturados ou recapturados. A maioria dos distritos está constantemente superlotada.
Para ele, o Presídio do Hipódromo não deveria ser necessariamente fechado, como pretende o governador Mário Covas.
Para ele, o Hipódromo, como os distritos policiais, deveria guardar apenas os presos que estivessem aguardando julgamento, de preferência por terem cometido delitos "leves".

Texto Anterior: Detentos dormem agarrados às grades da prisão
Próximo Texto: Delegado pede prisão preventiva de 6 em SC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.