São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bibliotecas têm atividades nas férias

DA REPORTAGEM LOCAL

As bibliotecas infantis são uma boa opção de programa para as férias. Com o fim das aulas, o movimento cai e as bibliotecas procuram atrair o público infantil com atividades que incluem cursos, oficinas e contadores de história.
Todos os eventos programados pelas bibliotecas infantis para as férias são gratuitos.
A maior biblioteca infantil da cidade, a Monteiro Lobato, é também a que atrai o maior número de crianças para participar de sua programação. Semanalmente, passam por lá cerca de 400 crianças.
A programação de férias na Biblioteca Monteiro Lobato começou no dia 3 de janeiro, com a tradicional "Hora do conto", com contadores de histórias.
Na programação de janeiro da biblioteca, destaca-se o curso de inglês para crianças de 7 a 10 anos, que acontece às quartas e sextas-feiras, das 10h às 11h, a partir de ontem. É a primeira vez que a biblioteca realiza uma experiência deste tipo.
A programação da Monteiro Lobato inclui ainda cursos de redação de cartas e culinária e uma oficina de confecção de fantasias.
Na Biblioteca Zalina Rolim promove, de 24 a 31 de janeiro, uma exposição de fotos de São Paulo em comemoração ao aniversário da cidade. De 13 a 28 de fevereiro, outra exposição de fotos conta a história do Carnaval no Brasil.
Todo mês a biblioteca escolhe um tema para a exposição "Autor em Evidência". Em janeiro, o escolhido é Érico Veríssimo. Em fevereiro será Machado de Assis.
A Secretaria Municipal de Cultura promove também eventos itinerantes, como a exposição 'Árvores Urbanas', com fotos e históricos das árvores encontradas na cidade. A exposição estará montada até o dia 14 na Biblioteca Cora Coralina. Entre 16 e 21 de janeiro, na Biblioteca Vinícius de Moraes.
Em fevereiro acontece também a Feira de Troca de Livros, em todas as Bibliotecas Municipais Infantis de São Paulo. O objetivo desta feira é promover a troca de livros didáticos usados entre estudantes de 1º e 2º graus.
Existem hoje em São Paulo 36 bibliotecas municipais infanto-juvenis. A primeira delas, a Monteiro Lobato, foi criada em 1935.
Monteiro Lobato e Mário de Andrade participaram da inauguração da biblioteca, que se chamava então Biblioteca Infantil Municipal de São Paulo.
A mudança de nome ocorreu em 1955, sete anos após a morte de Monteiro Lobato. Em 1959, as filhas de Lobato doaram seus objetos pessoais e mobiliário à biblioteca, que montou um museu. O museu Monteiro Lobato possui, além dos pertences do autor, as primeiras edições de seus livros, fotos e pinturas feitas por ele.

Texto Anterior: Morador de condomínio de classe média alta morre de cólera no Rio
Próximo Texto: Abandono gera falta de segurança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.