São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina cria esquema de socorro a bancos

SÔNIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

O ministro da Economia, Domingo Cavallo, foi obrigado a aumentar o esquema de socorro às instituições financeiras com problemas para evitar novas intervenções do Banco Central en entidades insolventes.
Dois bancos estatais (Provincia de Buenos Aires e Nácion) iniciaram ontem operação especial para injetar mais dinheiro no sistema financeiro.
O objetivo é evitar a qualquer custo novas intervenções do BC em instituições que não conseguem pagar seus compromissos por falta de dinheiro.
Depois de uma semana de rumores sobre sua saída do ministério, Cavallo reuniu-se no final da tarde de ontem com empresários, banqueiros e sindicalistas no esforço de tranquilizar o mercado.
Cavallo repetiu que não haverá déficit nas contas públicas em 95 e que a situação argentina é diferente da mexicana. Hoje, em Nova Iorque, repetirá o mesmo discurso para a diretoria dos maiores bancos norte-americanos.
Um dos principais ingredientes do Plano Cavallo é o ingresso anual US$ 10 bilhões. Já está ocorrendo saída dos investidores estrangeiros de papéis e títulos argentinos. Cavallo quer retomar a confiança dos bancos externos.
Os bancos Provincia de Buenos Aires e Nácion emprestam recursos às instituições com problemas de liquidez –disponibilidade em moeda corrente ou posse de títulos e valores conversíveis rapidamente em dinheiro-, em troca da aquisição de títulos públicos.
Esses títulos têm taxa de juros de 16% ao ano, mais baixa do que a do mercado desde a crise econômica no México. Com isso, o presidente do BC, Roque Fernández espera reduzir o custo do dinheiro no sistema interbancário.
A ação dos dois bancos estatais se soma ao esquema informal coordenado pelo BC e que envolve cinco bancos privados, que criaram na última semana um fundo especial de US$ 200 milhões para ajudar instituições insolventes.

Texto Anterior: Cavallo se esforça para evitar fuga de capitais
Próximo Texto: Emprego industrial cresce em dezembro de 1994
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.