São Paulo, terça-feira, 10 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Colgate compra a Kolynos da Anakol

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Colgate-Palmolive fechou ontem acordo de compra do setor de higiene dental na América Latina do grupo farmacêutico American Home Products por US$ 1,040 bilhão. A compra inclui o setor controlado no Brasil pela Anakol (subsidiária da AHP) e que tem na pasta de dente Kolynos sua marca mais conhecida –detém mais de 50% do mercado.
Além do Brasil, a operação incluiu as subsidiárias da AHP em toda a América Latina, Hungria, Grecia e Taiwan.
"Somos líderes em creme dental e a Kolynos é uma grande marca na América Latina" disse ontem Bill Shanahann, presidente mundial da Colgate-Palmolive.
Shanahann afirmou não temer problemas no Brasil por estar concentrando em uma só empresa as duas marcas líderes de pasta de dente. As duas empresas, disse, vão atuar de forma separada nos países, serão concorrentes.
Segundo Shanahann, a Colgate já trabalha com duas empresas concorrentes na área de higiene bucal na Ásia e os "resultados são satisfatórios".
O presidente da Colgate afirmou que, apesar de atuarem com fábricas separadas, a subsidiária da AHP deverá receber tecnologia de sua nova matriz. "A tecnologia da Colgate está mais avançada."
Nos planos da empresa está a nomeação de um vice-presidente para a Kolynos na América Latina, sediado no Brasil. "O Brasil vai centralizar as exportações de Kolynos, que queremos viabilizar para alguns países, principalmente africanos."
Com a aquisição da AHP, a filial brasileira passa a ser a terceira maior da Colgate, menor apenas que as subsidiárias francesa e mexicana. Até então, a empresa brasileira ocupava o décimo lugar no ranking mundial da Colgate.
A negociação com a AHP começou em novembro passado, quando a empresa revelou a intenção de deixar de atuar no Brasil.
A Colgate-Palmolive, com sede em Nova Iorque, é a primeira empresa de produtos de higiene dental do mundo –detém 40% do mercado de pastas de dente. Faturou US$ 7 bilhões em 93.

Texto Anterior: Preços sobem 1,92% na 1ª semana do ano em São Paulo
Próximo Texto: "Guerra das colas" tem dirigível e sorteio de carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.