São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teleférico cai e mata duas pessoas no PR

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Duas pessoas morreram e quatro ficaram feridas –duas em estado grave– devido a um acidente com o teleférico de Matinhos (a 100 km de Curitiba), no litoral do Paraná, anteontem por volta das 20h30. No momento do acidente, havia oito pessoas no teleférico.
O proprietário da empresa Teleférico Matinhos S/A, Davi Silvério Fagundes, foi preso em flagrante e indiciado em inquérito por homicídio culposo, lesões corporais e omissão de socorro. Ele foi solto no final da tarde de ontem, após pagamento de fiança no valor de R$ 1.400,00.
Segundo os bombeiros, houve descarrilamento e queda das cadeiras devido a rompimento de um dos cabos de aço, motivado, segundo eles, por falta de manutenção dos freios.
Morreram no local Elton Bortolacci, 28, e Luiz Fernando Baena de Souza, 38. Segundo os bombeiros, as pessoas caíram de uma altura de cerca de 7 metros. O teleférico fica no morro das Margaridas, que tem uma altura de 262 metros.
Os bombeiros tiveram dificuldades no resgate devido ao horário, às chuvas e à mata fechada.
"Fomos encontrando as pessoas pelos chamados de socorro", disse o capitão João Marchesi.
O teleférico funciona há cinco anos, com autorização da prefeitura. O bilhete custa R$ 2,50. No último dia 3, acidente com o mesmo teleférico deixou quatro feridos. Segundo a polícia, um problema no freio automático obrigou o uso do freio manual, provocando a parada brusca das cadeiras.
Há dois anos, a polícia de Matinhos havia pedido a interdição do teleférico alegando falta de segurança. Os delegados Newton Rocha, Kioshi Hatanda e Francisco Costa autuaram Fagundes e chegaram a impedir o funcionamento por cinco dias.
Fagundes conseguiu liberar o teleférico com uma liminar, concedida pela juíza Anésia Kowalski.
A polícia recorreu da decisão da juíza e o processo está tramitando no Tribunal de Justiça do Paraná.

Texto Anterior: Casal gaúcho queria ter primeiro filho este ano
Próximo Texto: Alô, Raul Seixas! Desencosta da Rita Lee!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.