São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Microsoft lança programa multitarefa

NELSON BLECHER
ENVIADO ESPECIAL A LAS VEGAS

Um coelho chamado Hopper, o papagaio Ruby e o gato Chaos figuram entre os 14 personagens "inteligentes" que ajudarão a guiar os usuários no mais recente software da Microsoft.
O novo software, batizado de "Bob", foi apresentado na CES 95, feira de eletrônicos realizada em Las Vegas (Nevada, costa oeste dos EUA) por Bill Gates, presidente da companhia, como o primeiro produto de "interface social", destinado a tornar os PCs mais facilmente operados pela família.
Computadores domésticos se enquadram na fatia dos negócios de informática que cresce mais velozmente nos EUA. Estima-se que existe hoje ao menos um aparelho em 37% dos lares norte-americanos –até 98 metade deles terá um.
A Microsoft não é a única empresa de olho nesse mercado. A canadense Family Ware planeja comercializar 30 programas dirigidos às famílias. O primeiro deles, "Family Baby Book" foi lançado na feira nas versões em disquete e CD ROM. Custa US$ 19,50.
A editora Family PC divulgou 20 produtos em multimídia dirigido a crianças e adolescentes, contendo jogos e enciclopédias.
"Nos anos 80, o mercado foi comandado pelas empresas", disse Gates. "Mas as máquinas concebidas para escritórios não vão funcionar no mercado doméstico."
Com previsão de chegar às prateleiras em abril, ao preço de US$ 99,50, seu lançamento é visto por experts como mais um passo da Microsoft para tornar seus programas mais amigáveis que os para Macintosh, da Apple.
Para desenvolver o "Bob", tarefa que consumiu dois anos, a empresa se valeu da experiência de uma equipe da Universidade de Stanford que há duas décadas se dedica a pesquisar como humanos interagem com máquinas.
Testes comprovaram que iniciantes estabelecem um relacionamento pessoal com o computador e preferem dialogar todo o tempo com "balloons" do personagem escolhido a clicar comandos.
O Bob também possibilita que cada membro da família trabalhe em ambientes personalizados com opção de 40 diferentes combinações de salas e estilos de casa.
Sugeridos como alternativa aos cadernos e lembretes de papel, oito programas integrados cobrem atividades relacionadas com administração doméstica, cartas, calendário, endereços, correio eletrônico, contabilidade e checagem de tarefas.
Também vem embutido no conjunto um game com questões de geografia, o GeoSafari.
O sistema opera em micro 486 com "Windows 3.1" ou superior, 8 MBytes de memória RAM, monitor colorido Super VGA e mouse. São recomendados modem e placa e caixas de som.

O jornalista NELSON BLECHER viajou a Las Vegas a convite da Playtronic e da Nintendo.

Texto Anterior: Impressão fica mais sofisticada
Próximo Texto: Multimídia ganha espaço
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.