São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
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Apple aposta na popularização do 'Mac/OS'

MARIJÔ ZILVETI
ENVIADA ESPECIAL A SAN FRANCISCO

A Apple mudou sua filosofia de operação na tentativa de ganhar mercado. Além de vender seus computadores, a empresa vai colocar o sistema operacional "Mac/OS" em equipamentos desenvolvidos por outros fabricantes, antes considerados concorrentes.
Por enquanto, há duas empresas licenciadas para fabricar computadores compatíveis com o Macintosh. Nada impede que no futuro sejam dez ou cem. O anúncio foi feito em San Francisco, no dia 4, durante a abertura da MacWorld, feira exclusiva de produtos para Mac que em quatro dias atraiu a presença de 70 mil visitantes.
A Radius e a Power Computing deram o pontapé inicial. Tudo indica que em março você poderá comprar nos EUA seu clone de Mac por um preço competitivo. A afirmação é do presidente da Power Computing, Sthephen Kahng.
A empresa, sediada na Califórnia, está com o protótipo do Mac-clone funcionando a todo vapor. Vale lembrar que a Olivetti tem participação acionária na Power Computing. A indústria de computadores PC parece migrar para novos sistemas operacionais, mais integrados, como o "Mac/OS", redondo e pronto sem desapontar os usuários acostumados com as velhas dores de cabeça do sistema da Microsoft.
A meta pode ser pretensiosa, mas nem por isso a empresa deixou de estipular como desafio conquistar pelo menos 20% do mercado de computadores pessoais. É uma ameaça à Microsoft, com a qual Bill Gates não contava.
A MacWorld serviu também para consolidar o Power Macintosh, que desde a semana passada ganhou três versões mais rápidas e poderosas. É que a Apple aproveitou o evento para lançar três modelos com maior velocidade e maior capacidade de disco rígido.
O preço é o maior atrativo do cardápio de novidades. O Power Mac 6.100, com velocidade de 66 MHz, 8 Mbytes de memória RAM e 340 Mbytes de disco rígido, custa nos EUA US$ 2.119.
O anúncio de máquinas com velocidade e performance melhoradas posiciona o PowerPC como um chip de ponta, uma vez que em seis meses a Apple despejou no mercado 600 mil equipamentos. A empresa fechou o terceiro trimestre de 94 em primeiro lugar em vendas de computadores nos EUA.
Apesar de não ter sido mostrado ao grande público, a Apple anunciou para o final do mês um novo modelo do assistente pessoal Newton. Mais poderoso, o PDA deve chegar ao usuário final com aditivos que podem transformá-lo em estrela de produtos de comunicação sem fio, nova aposta da indústria de informática (leia texto abaixo).
Durante a MacWorld, os visitantes puderam conferir modelos atualizados de impressoras coloridas de alta resolução e mais versões de programas para Power Macintosh, entre eles uma boa novidade para os usuários fiéis ao programa de desenho "Freehand".
O produto, que agora está nas mãos da MacroMedia, tem versão repleta de modificações e otimizada para o Power Macintosh.
A indústria do entretenimento também mostrou sua cara e trouxe produtos para crianças a partir dos dois anos, com destaque especial para acesso especial para a garotada à maior rede de comunicação de computadores, a Internet.

A jornalista Marijô Zilveti viajou a San Francisco a convite da Apple

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Sobre a MacWorld na pág. 6-8

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