São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Newton ganha nova versão

MARIJÔ ZILVETI
DA ENVIADA ESPECIAL

O assistente pessoal da Apple não foi bem recebido pelo público quando lançado há mais de um ano. Com tecnologia de reconhecimento de escrita prejudicada, o equipamento passou por uma saraivada de críticas. Parecia fadado ao esquecimento.
A Apple, no entanto, promete para final de janeiro um novo modelo do Newton, o 120. O equipamento vem com 2 Mbytes de memória RAM e uma série de programas que o eximem das falhas de reconhecimento de escrita.
A máquina encontra uso apropriado em hospitais, escolas e também em oficinas mecânicas, onde a produtividade é item fundamental para o desempenho dessas atividades, por exemplo.
A Motorola balizou o PDA da Apple e lançou na MacWorld o Marco, tecnologia que reúne em um equipamento o Newton e um rádio da Motorola. Com essa máquina, o usuário pode enviar mensagens por correio eletrônico para qualquer tipo de computador.
Com o Marco, o usuário nos EUA já pode acionar pelo menos 10.700 cidades. Para conseguir mandar uma mensagem, o equipamento vale-se de uma estação de rádio, uma porta de entrada a um sistema de comunicação e acesso à rede de comunicação de dados Internet.
A reportagem da Folha enviou uma mensagem, durante o evento, a um executivo de um escritório na Califórnia. O tempo de chegada foi de exatos seis segundos.
O Newton usado para enviar a mensagem foi o modelo 110, lançado no ano passado. Essa máquina tem apenas 1 Mbyte de memória RAM, contra 2 Mbytes do novo modelo.
Como há uma defasagem entre os padrões de comunicação dos EUA e Brasil, o Marco ainda não pode ser usado no país. Nos EUA o equipamento está sendo vendido por US$ 1.100. A Motorola estima que, com o uso de serviços, o preço da máquina possa ser reduzido para US$ 900 nos próximos três meses.
(MZ)

Texto Anterior: Feira reuniu 70 mil pessoas
Próximo Texto: Digibrás lança lista telefônica em CD
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.