São Paulo, quarta-feira, 11 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Berlusconi quer ser o novo premiê italiano

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O premiê demissionário da Itália, Silvio Berlusconi, pediu ontem que o presidente do país, Oscar Luigi Scalfaro, o aponte novamente como primeiro-ministro.
Os dois estiveram juntos em Roma por mais de uma hora. Na segunda-feira, haviam se encontrado por duas horas e 15 minutos.
Para continuar no cargo de premiê, Berlusconi teria que encontrar uma nova base de sustentação, porque a coalizão que o elegeu rachou, provocando sua renúncia em 22 de dezembro.
Se isso não ocorrer, Berlusconi quer que Scalfaro convoque novas eleições. O novo premiê pode ser anunciado ainda nesta semana.
Uma possível solução seria a indicação de uma pessoa não ligada a partidos políticos, como um economista ou um jurista. É o que defenderam ontem os ex-comunistas.
O encontro com Berlusconi marcou o início de mais uma rodada de consultas do presidente para tentar formar um novo governo.
A crise política italiana fez com que a lira despencasse ontem. O marco foi cotado ontem a 1.057,6 liras, um recorde de baixa.

Texto Anterior: França cria Conselho para representar Islã
Próximo Texto: Piorou estado de saúde de Deng, afirma jornal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.