São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
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Cinco marcas estréiam no Phytoervas Fashion

SUZY CAPÓ
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Nos dias 6, 7, e 8 de fevereiro acontece em SP a terceira edição do Phytoervas Fashion, que desta vez investe também em nomes mais desconhecidos do público. Com um custo de R$ 150 mil –R$ 30 mil a mais do que na última versão, realizada em julho de 94–, o evento terá onze desfiles.
As marcas participantes são Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch, Der Haten, Special K e Clements Ribeiro –que já participaram do evento anteriormente. O Phytoervas promove a estréia de cinco marcas nas passarelas; Elisa Stecca, Jorge Kaufmann, Annelise Salles, Salve Rainha, Divas e Transilvânia.
Annelise Salles, 22, formou-se em estilismo este ano na Santa Marcelina. Desenvolve uma linha completa de roupas destinadas a um público jovem que gosta de novidades e peças exclusivas, de preço acessível. Mistura tecidos antigos, como o brocado, com materiais modernos, como o plástico. De Belo Horizonte vem a marca Salve Rainha, de Martielo Toledo, 26, com uma moda totalmente inspirada nas ruas. Martielo mistura tecidos "que não combinam" como o nylon e o lamê.
Sua nova coleção – em roxo, rosa, azul bebê combinados com cores ácidas – tem "um ar retrô mas com a atitude dos anos 90". Outro ponto forte da marca é a sua linha de camisetas com super-heróis e pin-ups japoneses, com uma programação visual inspirada nas capas de disco dos anos 70.
As estilistas Betty Waisberger, 26, e Renata Laureano, 29, são as Divas que dão nome à marca. Formadas em arquitetura e desenho industrial, respectivamente, Betty e Renata deixaram a Carmin em 92 para iniciar o novo projeto.
As roupas seguem o "casual style", mas com um toque fashion. As ruas, o retrô e os brechos são as fontes de inspiração das estilistas.
A nova coleção introduz detalhes em cetim, pelúcia e "mohair" às suas criações em malha. A tendência é o brilho e as cores são o vermelho, dourado e cinza.
A marca Transilvânia, do empresário de moda Eitan Rosenthal, 32, e da estilista Diana Barradas, 31, se diferencia de outras pelo seu enfoque de empresa. Eles desenvolvem uma moda bem-humorada para ser usada no dia-a-dia. Segundo eles, 80% de suas criações, entre roupas e acessórios, são destinadas às mulheres, "que aceitam com mais facilidade as novas informações."
Na coleção de inverno, a proposta é brincar com o universo feminino através da apresentação de roupas de boneca ou de modelagem infantil.
O estilista da marca Aquarela, Jorge Kaufman, 40, encontrou afinidade com uma moda jovem, bem-humorada e ao mesmo tempo extravagante. Sua coleção, masculina e feminina, vai misturar o glamour dos anos 40, com o pop dos anos 60 e o glitter dos 70.
(SC)

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