São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Frio não impede vida noturna de Toronto

ANA LUCIA BUSCH
DA ENVIADA ESPECIAL AO CANADÁ

Visitar Toronto, na parte leste do Canadá, ajuda a criar uma referência sobre o que se pode encontrar pelo restante do país.
A cidade, que fica próxima ao lago Ontário, mistura de forma absolutamente harmônica edifícios do século passado com o que há de mais moderno em arquitetura.
No centro da cidade, a CN Tower, com 533 metros de altura, domina a paisagem. Do alto, se tem uma vista de toda Toronto. Em dias claros, é possível avistar as cataratas de Niágara e parte do Estado de Nova York (EUA), que faz fronteira com o Canadá.
Uma viagem pelas grandes cidades do país vai tornar a visão da torre uma rotina. Há construções semelhantes em todo o Canadá.
A de Toronto, construída em 1976, é a mais alta estrutura de todo o mundo, ultrapassando em 13 metros a Sears Tower, em Chicago (EUA). No alto da torre, há um restaurante giratório.
Olhando a cidade a partir da base da torre, nota-se que a organização de sua parte se confunde com a de Vancouver ou Calgary, por exemplo.
Edifícios de fachadas envidraçadas, nos moldes das cidades norte-americanas, dominam a paisagem para quem vê de longe.
Um passeio a pé pelo centro revela uma outra face de Toronto. Edifícios antigos, sobreviventes de três incêndios que destruíram a cidade, se misturam aos modernos arranha-céus. Museus, galerias e boas livrarias movimentam a vida cultural.
Outro diferencial da cidade é a vida noturna, movimentada para uma cidade onde o frio chega a -45ºC nos invernos rigorosos.
Há restaurantes e bares de todos os tipos. Alguns chegam a servir até as 23h, fato raro no país, onde é comum jantar por volta das 19h.
Mesmo assim, não é recomendável planejar uma noite muito longa. É difícil encontrar lugares abertos depois da 1h, quando se interrompe a venda de bebidas alcóolicas. Uma boa pedida para o jantar é o restaurante Le Nouveau Marche, nos moldes do Swiss Center de Londres. Em 1.600 m² na Young Street, espalham-se barracas de frutas e verduras e quiosques onde se escolhe comida de boa qualidade e com variedade. Fica aberto até às 2h.
Como diversão, a cidade oferece bons cinemas e teatros, com montagens dos tradicionais musicais de Andrew Lloyd Webber. Quem pretende assistir alguma das peças mais concorridas deve fazer reservas já no Brasil.

Texto Anterior: Vancouver resume paisagem urbana do país
Próximo Texto: Margarita é o Caribe com bons preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.