São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Veículo permite viajar dentro de 'casa'

LUCIANA VEIT
DA REPORTAGEM LOCAL

A melhor tradução para motorhome é a literal, uma casa motorizada. Um trailer mais sofisticado, com locomoção própria, o motorhome pode ter sala com TV e videocassete e cozinha com microondas.
Uma vez por ano o empresário Nivaldo Massa, 55, põe o seu motorhome na estrada para uma viagem longa. Ele já percorreu 11 mil quilômetros em 45 dias quando foi para o Nordeste.
Massa frequenta campings desde os 15 anos, primeiro em barracas e depois em um trailer. "Mas meu sonho sempre foi ter um motorhome", diz ele, que comprou o seu há dois anos, de seu cunhado.
O proprietário da Ângela Trailer, Nivaldo Ginart, 38, já teve um modelo Safári, com o qual viajou com sua mulher para a Argentina e Chile. Hoje eles têm filhos e um motorhome maior, da Scheid, com TV, videocassete e videogame.
Além de mudar de modelo, mudaram também as viagens do casal. " Ultimamente viajamos para campings com lazer para as crianças, que não gostam de mudar muito de lugar", diz Ginart.
Para ele, a principal vantagem do motorhome é a liberdade que o veículo permite."Se resolvo viajar amanhã pego roupas, mantimentos e não preciso saber se há lugar nos hotéis", diz Ginart.
Já para Patrício Reed Neto, 43, proprietário da Pajuar, a maior vantagem é a economia em hotéis e passagens. Segundo ele, quando o veículo é vendido, o proprietário tem seu dinheiro de volta.
Quem viaja com um motorhome não precisa estacionar em campings. O necessário é ter água, para abastecer o reservatório do veículo, e energia.
Na maioria dos modelos, a geladeira e o fogão são a gás e o veículo tem bateria para suprir os gastos de energia por dois dias.
Nivaldo Massa conta que ficou três dias parado, com outros carros, em frente a uma praia perto de São Luís (MA). Os turistas fizeram acordo com um dono de bar, que fornecia água e luz.
Neles há pontos de serviço com saída de luz e água e uma espécie de esgoto.
Os campings do Sul do país, região com tradição campista, têm uma estrutura melhor para receber o veículo. Além de campings mais equipados, o Sul agrupa também o maior número de fabricantes.
Nivaldo Massa conta que algumas cidades têm nas praças pontos de luz e mangueiras com água para os visitantes motorizados.
Já Patrício Neto lembra que em regiões onde o motorhome não é conhecido, já foi confundido com artista de circo.

LEIA MAIS
Sobre motorhomes na pág. 6-24.

Texto Anterior: Há vôo fretado a partir de SP
Próximo Texto: Veja como alugar no exterior
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.