São Paulo, quinta-feira, 12 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estações têm muita neve e ainda poucos brasileiros

ANA LUCIA BUSCH
DA ENVIADA ESPECIAL AO CANADÁ

Menos conhecidas que Aspen (EUA) e Las Leñas (Argentina), as pistas de esqui da Costa Oeste do Canadá são excelente opção para quem não passa inverno sem neve, mas prefere locais ainda inexplorados pelos brasileiros.
As estações canadeneses nas Montanhas Rochosas têm boas pistas, algumas testadas durante os Jogos Olímpicos de Inverno de 1988. No inverno, ficam cheias de turistas, principalmente japoneses.
Nas pistas, dividem espaço praticantes de esqui e snowboarding –esporte em que o esquiador faz descidas da montanha sobre pranchas semelhantes a um skate. Fora do circuito, esquiadores experientes sobem de helicóptero até montanhas sem pistas traçadas, para percorrer trilhas virgens.
Mas está enganado quem pensa que as estações de esqui são só para experts. Todas elas estão preparadas para receber até quem nunca tenha patinado no gelo. O turista que escolheu passar as férias na neve deve arriscar, no mínimo, umas poucas aulas de esqui.
Em todas as estações há escolas com classes para principiantes, algumas com aulas individuais. Em meia hora, o iniciante já se arrisca a deslizar em áreas planas.
Ao final do primeiro dia, o instrutor pode acompanhar o aluno em uma subida até um ponto mais alto, para uma descida ensaiando alguams curvas. Ninguém pense que vai ser sem bons tombos.
As principais estações oferecem classes especiais de esqui para crianças a partir de dois anos.
Os que preferem esportes mais radicais podem tentar o "snowmobiling". A aventura se resume em pilotar uma espécie de jet ski adaptado para neve por trilhas nas montanhas.
Não é preciso conhecer o equipamento. Um instrutor mostra como ligar e pilotar a máquina que tem comandos semelhantes ao de uma motocicleta. Mesmo os inciantes conseguem alcançar velocidades próximas a 100 km/h nas trilhas. Todo o equipamento, roupas e botas podem ser alugados na hora. Ao escolher o traje, o esquiador vaidoso deve sempre preferir os macacões impermeáveis aos conjuntos de calça e casaco, que acrescentam à silhueta a aparência de alguns quilos extras.

Texto Anterior: Passeie com e sem esquis
Próximo Texto: Queensberry faz 'tour' de 8 dias no Canadá; Roteiro da Oremar conjuga Canadá e EUA; Programa a partir de Boston custa US$ 519
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.