São Paulo, sexta-feira, 13 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Praia Grande enfrenta surto de diarréia

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

Um surto de gastroenterocolite –inflação do estômago e do intestino delgado– atinge há seis dias a cidade de Praia Grande (82 km ao sul de SP). Cerca de 70% dos doentes tem menos de 12 anos.
Entre o último sábado e anteontem, 676 pessoas foram atendidas nos três postos de saúde da cidade com diarréia, segundo o secretário municipal de Saúde, Antonio Carlos Gomes, 39.
Segundo ele, o número de casos da doença "ultrapassou a normalidade e o atendimento municipal de saúde foi colocado em regime de plantão de 24 horas".
O médico afirmou que as pessoas devem evitar o consumo de alimentos pesados ou que contenham ovo cru, como maionese. "No calor, esse alimento estraga com facilidade e cria a bactéria chamada salmonela, que provoca forte diarréia", declarou.
Segundo o secretário, a doença dá febre, falta de apetite, diarréia, vômitos e fraqueza. "Não registramos casos graves. A maioria dos atendidos está sendo liberada para tratamento em casa", disse.
Gomes afirmou que não sabe quais seriam as causas deste "surto agudo". Cinco amostras de fezes e 16 amostras de água foram enviadas para análise no instituto Adolfo Lutz. O resultado deve ser divulgado.

Texto Anterior: Departamento de limpeza cria museu do lixo em Juiz de Fora
Próximo Texto: Justiça solta PM condenado por fazer protesto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.