São Paulo, domingo, 15 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto básico pode ser comprado pronto

DA REPORTAGEM LOCAL

Com um programa de qualidade a empresa tem mais condições de competir no mercado. Ela consegue reduzir custos e aumentar a produtividade.
Para ter um programa, pode-se contratar uma consultoria especializada ou comprá-lo pronto. O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) tem um programa básico que custa R$ 680.
O Projeto de Qualidade Total do Sebrae, segundo Sebastião Guimarães, gerente do Sebrae-SP, inclui 60 horas de treinamento e material para dois participantes por empresa, dez horas de consultoria e sete filmes que ajudam na implantação.
Para se credenciar ao financiamento da Finep, o empresário precisa ter um projeto ou ao menos um plano, que será aperfeiçoado pelas associações empresariais.
Basílio Dagnino, gerente técnico da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade, diz que para desenvolver e implantar um programa de qualidade total, uma empresa demora cerca de dois anos.
Máquinas
Sérgio Schiller Tompson-Flores, diretor da Finep, diz que o dinheiro da fundação pode ser usado até mesmo para a compra de máquinas e equipamentos.
"Esse procedimento só ocorre desde que o valor represente uma pequena parte do programa".
A Finep se caracteriza como uma agência do governo que financia projetos de incentivo para a melhoria da competitividade de empresas e instituições.
Além do crédito destinado a programas de qualidade, a instituição atua em outras áreas, como o Proeduc –que financia investimentos de empresas em educação dos trabalhadores.
O Parceiro Tecnológico –outro programa– serve para que as empresas façam um projeto de melhoria tecnológica com acompanhamento de técnicos da Finep.

PARA SABER MAIS:
Sebrae-SP - tel. (011) 270-3988; Finep -(021) 276-0511

Texto Anterior: Governo financia programa de qualidade
Próximo Texto: COMO CONSEGUIR O CRÉDITO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.