São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maceió instala 'orelhão celular' em jangada para atender turistas no mar

ARI CIPOLA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MACEIÓ

A Telesa (Telecomunicações de Alagoas) investiu R$ 5 mil para criar um telefone celular público que será usado por turistas dentro do mar. O orelhão móvel foi instalado em uma jangada e está sendo usado por turistas que visitam a piscina natural da praia de Pajuçara desde ontem.
A piscina natural fica a cerca de 300 metros da praia e é um dos pontos turísticos mais frequentados durante o verão.
Os turistas chegam à piscina em jangadas para nadar em águas azuis e mornas cuja profundidade, dependendo da maré, vai de 30 cm a 1 m.
A idéia da "telejangada" foi inspirada nos jangadeiros locais que transformam seus barcos em bares para atender os frequentadores da piscina natural.
Assim como os turistas, o orelhão móvel navega todas as manhãs para o local –levado pela força dos ventos– e retorna no final da tarde.
O celular do orelhão é ativado por energia solar, segundo Lafayete Pacheco, presidente da Empresa Alagoana de Turismo.
A placa de transformação dos raios solares na energia necessária para o telefone celular foi fixada na frente do orelhão. Todo o equipamento é guardado por funcionários da Telasa.
Segundo a direção da Telesa, o projeto é pioneiro no Brasil. "Ligue e conte as suas emoções" é o slogan do projeto, que está escrito na vela de pano amarelo da "telejangada".
O objetivo do projeto, segundo Pacheco, é divulgar o turismo, já que os próprios frequentadores da piscina natural, ao se comunicarem com amigos e parentes, vão descrever o local de onde estão fazendo a ligação.
Maceió receberá nesta temporada mais de 200 mil turistas. A prefeitura da cidade e o governo do Estado decidiram colocar o turismo entre as prioridades de suas administrações.
"Nossa vocação para o turismo tem que ser explorada ao máximo e com boas idéias para que os frequentadores retornem", disse o governador Divaldo Suruagy (PMDB).
Segundo dados da Sudene, Alagoas teve o maior crescimento em número de visitantes estrangeiros entre os Estados do Nordeste.

Texto Anterior: Bahia suspende uso de armas até fim do Carnaval
Próximo Texto: Polícia indicia professor por suposta fraude
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.