São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excesso de Sol causa rugas até em jovens

ANDRÉ MUGGIATI
DA REPORTAGEM LOCAL

Mulheres cada vez mais jovens estão procurando os dermatologistas atrás da solução de um problema: o surgimento das primeiras rugas. O motivo é o excesso de exposição ao Sol.
Segundo a dermatologista Shirley Borelli, mulheres entre 25 e 30 anos têm se preocupado com os primeiros sinais do envelhecimento. "Elas queixam-se de manchas e pés de galinha", diz Shirley.
"Mas, se o estrago já foi feito, há tratamentos para acabar com rugas, manchas e imperfeições da pele", afirma.
Contra aquelas decorrentes do cronoenvelhecimento há pouco a fazer, diz Martins. "Mas contra o fotoenvelhecimento há tratamentos bastante eficientes".
Os fibroblastos são células da pele que produzem colágeno e elastina, fibras que dão sustentação e elasticidade.
O sol faz com que os fibroblastos percam sua capacidade reprodutiva. Quanto mais clara for a pele, mais afetados ficam.
Os tratamentos à base dos ácidos retinóico e glicólico recuperam a capacidade reprodutiva dos fibroblastos.
O retinóico, mais forte, aplicado diariamente, faz a pele escamar, eliminando imperfeições. Durante o tratamento a pessoa não pode tomar Sol.
O glicólico também é de aplicação diária, mas à base de açúcares, menos agressivo à pele. Pode-se tomar Sol durante o tratamento (mas não com a substância sobre a pele). Segundo Shirley Borelli, "ele não é indicado para todas as situações e o retinóico é insubstituível."
Os pillings (esfoliantes) são substâncias aplicadas sobre a pele, durante alguns minutos, dependendo da indicação. São produtos agressivos, que produzem irritação. A pele elimina imperfeições e pode readquirir sustentação e elasticidade.
Outro tratamento é a mesoterapia, injeções de enzimas e estratos embrionários, com agulha muito fina, de 4 milímetros. Estimula a produção de novas células.
Caso as rugas sejam muito destacadas, pode-se fazer também a injeção de gordura autógena (do organismo) ou colágeno bovino. O problema é que estas substâncias são reabsorvidas pelo organismo.
Outro recurso, diz Shirley Borelli, é recorrer à cirurgia plástica, indicada principalmente para o cronoenvelhecimento.

Texto Anterior: Cidadania, trânsito e drogas serão unificados
Próximo Texto: Tratamento tira manchas e rugas da face de bancária
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.