São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Relatório analisa política educacional; A FRASE; O NÚMERO; Sensor de fibra ótica acompanha úlcera; Nova vacina contra pneumonia é testada

JULIO ABRAMCZYK

Relatório analisa política educacional
O professor Célio da Cunha (foto), diretor do Departamento de Políticas Educacionais do Ministério da Educação, foi o coordenador executivo da Conferência Nacional de Educação para Todos, cujos anais acabam de ser publicados pelo MEC. Nas 1.253 páginas, aparece o Plano Nacional de Educação para o período 1993/2003, relatórios estaduais, seminários, simpósios temáticos e os painéis e debates de cerca de 1.600 especialistas que tiveram por objetivo o aperfeiçoamento da política de educação no Brasil.

A FRASE
"Saúde e educação devem começar no ventre materno. A prevenção é mais barata e eficiente que a cura".
(Da médica Zilda Arns Neumann, chefe da Coordenação Materno-Infantil do Ministério da Saúde, coordenadora do painel "Criança, Pobreza e Desigualdade: Estratégias de Intervenção", Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos, MEC, 1994).

O NÚMERO
300... reais como piso salarial mínimo mensal para os professores do ensino básico foi a solicitação dos participantes da Conferência Nacional de Educação, realizada de 29 de agosto a 2 de setembro do ano passado, em Brasília.

Sensor de fibra ótica acompanha úlcera
Durante dois anos e meio o professor Éden Januário Netto, do Núcleo de Engenharia Hospitalar do Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR), desenvolveu um trabalho de pesquisa com um sensor de fibra ótica capaz de medir o grau de acidez gástrica. O estudo aconteceu na sede do Instituto Nacional de Saúde, em Maryland, EUA, e se transformou em tese de doutoramento. A finalidade é diagnosticar e acompanhar a evolução do tratamento das úlceras de estômago. Segundo o jornal Cefet, além de evitar desconforto aos pacientes, o equipamento é de baixo custo.

Nova vacina contra pneumonia é testada
Uma nova vacina contra a pneumonia provocada por uma bactéria extremamente letal em crianças desnutridas de países em desenvolvimento, o Streptococcus pneumoniae, deverá ser testada em breve, já que a atualmente existente não é efetiva para as crianças, segundo a OMS. O novo tipo de vacina deverá empregar moléculas imunoestimulantes (antígenos) conjugadas a uma proteína portadora, o que deverá desenvolver proteção imunitária inclusive para bebês.

Texto Anterior: Pigmentos determinam a resistência da pele
Próximo Texto: Frei Damião é internado em Recife; Dona-de-casa bate carro para fugir de ladrão; Estudantes são assassinados em Araxá; QUINA; SENA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.