São Paulo, segunda-feira, 16 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VIDA DE PUNK

ROGÉRIO SIMÕES
ENVIADO ESPECIAL A SOUTHAMPTON

Depois de quase 20 anos de seu surgimento, o punk deixou de ser apenas cultura das ruas e chegou às salas de aula pelas mãos de um professor universitário da Inglaterra.
Fred Vermorel, 48, colega de faculdade de Malcolm McLaren, empresário da banda punk Sex Pistols, criou no final do ano passado um curso sobre a cultura "underground", em que o punk é um dos temas principais.
Oferecido pelo Southampton Institute, o curso, chamado de Mídia Subversiva, é voltado para estudantes de pós-graduação das áreas de artes e comunicações.
Dura dois anos e inclui aulas teóricas e um projeto no último semestre. O trabalho pode ser desde um estudo fotográfico até uma música, gravada em um dos estúdios do instituto. "Os alunos levam a idéia punk para novas áreas", afirma o professor.
Além da cultura punk, o curso inclui debates sobre qualquer assunto que represente um pensamento alternativo.
Como diz o folheto de propaganda do curso, distribuído no ano passado, sua ênfase é "em pensamento lateral e quebra de regras".
"Nós achamos que o movimento liderado por John Lydon (vocalista do Sex Pistols) e a forma como ele foi transformado em um fenômeno da mídia deveriam ser melhor discutidos", diz Fred Vermorel.
Antes de criar o curso, ele já havia dado palestras sobre punk em outras faculdades. A escolha do tema foi natural. Como amigo de McLaren, ele acompanhou de perto o início do movimento e escreveu a biografia "Sex Pistols - The Inside Story", em 1978.
Para Vermorel, debater o punk não é apenas ouvir a música, mas também analisar o comportamento e a moda adotados pelas pessoas envolvidas naquele movimento.
O curso tem por enquanto nove alunos, o ideal, segundo Vermorel, por causa de algumas limitações no número de equipamentos do instituto.
A maioria deles vem de cursos de moda ou artes. "O mais importante é que ocorra uma fusão entre as várias áreas que eles estudaram", afirma Vermorel.
Outros temas do programa são: rádios e TVs piratas, pornografia e as pichações das grandes cidades. Todos eles são considerados variações do tema Mídia Alternativa, assim como a estética punk.
Uma das aulas do curso, planejada para este mês, terá um convidado especial, Jamie Reid, autor do desenho das capas dos discos do Sex Pistols.
Reid deverá discutir o visual punk e as decorações feitas atualmente para clubes e "raves" organizadas em Londres, às quais ele tem se dedicado nos últimos meses.

Texto Anterior: Planet Hemp lança disco novo em selo alternativo Superdemo
Próximo Texto: Movimento mudou jovens dos anos 70
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.