São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995 |
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Agência da campanha cria marca para FHC
EMANUEL NERI
Além da mensagem, a marca –ou logomarca, como também é chamada - tem o brasão da República. Foi criada pela mesma equipe que fez a campanha eleitoral de FHC. A equipe não cobrou pela criação da peça. Mas poderá se beneficiar de um amplo projeto de comunicação que está elaborando para o governo. A lei exige licitação para esse tipo de serviço. FHC recebeu o desenho no último fim–de-semana, em São Paulo. Sua arte final foi feita na semana passada, na agência DM-9, do publicitário Nizan Guanaes. Seu executor foi o diretor de arte João Carlos Mostério de Carvalho. Nizan e Carvalho trabalharam na campanha de FHC. Junto com o publicitário Geraldo Walter, Nizan era responsável pelo marketing da campanha. Carvalho criava as peças publicitárias. O presidente ainda não decidiu se optará mesmo por essa logamarca. Mas tudo indica que aceite. Ontem, ele se deixou fotografar em sua mesa de trabalho com o provável símbolo de seu governo. A logomarca faz parte de um projeto mais amplo de comunicação. Guanaes e Walter foram consultados e devem apresentar propostas. O plano inclui estratégia para uso de rádio, TV, revistas e jornais. Antônio Lavareda, responsável pelas pesquisas que monitoravam a campanha, também integra o grupo. Ele já está avaliando se a marca terá boa aceitação junto à população. Há duas outras versões para a peça publicitária, com variação de cores e desenho. Mas a mensagem não muda. Os publicitários optaram por um texto simples, que não emite conceitos. Acreditam que o forte da peça é a simplicidade e a utilização das cores nacionais. A nova marca vai substituir o triângulo amarelo com a inscrição "Brasil, União de Todos", usada durante o governo Itamar Franco. Fernando Collor tinha o slogan "Governo do Brasil" e José Sarney, "Tudo Pelo Social".' A determinação da Secretaria de Comunicação Social da Presidência é de que as propagandas ou notas oficiais não tragam qualquer inscrição até que a nova marca seja aprovada por FHC. Atualmente, alguns comerciais do Ministério da Saúde e da Telebrás estão sendo veiculados com o slogan de Itamar. Ele será trocado pela nova marca tão logo possível. Nizan Guanaes e Geraldo Walter criaram uma nova empresa, a DM-9 Institucional, para atender aos governos federal e estaduais na área de comunicação. A agência original, a DM-9, já tem o governo como cliente: é responsável pela conta publicitária dos Correios. Para atender a uma nova conta, haverá necessidade de participar de licitação pública. Colaborou Sucursal de Brasília Texto Anterior: Parlamentares debatem sobre o Legislativo Próximo Texto: A estrela sobe Índice |
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