São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Defeito em Itaipu causa blecaute de 54 min em SP

DA REPORTAGEM LOCAL*

Um defeito na linha de transmissão de corrente alternada da usina hidrelétrica de Itaipu provocou blecaute de até 54 minutos em 25% da região Sudeste no início da noite de ontem.
Entre 17h20 e 18h14, a usina de Itaipu deixou de produzir 4.950 megawatts de energia.
Até as 19h de ontem, a Secretaria do Estado de Energia não sabia as razões do defeito.
"Só sabemos que foi um distúrbio não-permanente, causado, provavelmente por uma descarga elétrica (raio)", afirmou o diretor de produção e transmissão da Cesp (Companhia Energética de São Paulo), Mauro Ace.
Com a interrupção na transmissão de energia, a Eletropaulo e a Cesp colocaram em funcionamento o Erac (Esquema Regional de Alívio de Carga).
Nesse esquema, as usinas da Cesp passam a operar em carga máxima para compensar o total de energia que deixa de ser transmitido por Itaipu.
O Erac interrompe automaticamente o fornecimento de energia em "áreas não-prioritárias" para que não falte luz em hospitais, linhas de metrô e trens, centrais de distribuição de água e rede de computadores de banco.
Na região da avenida Paulista, a falta de luz durou menos de cinco segundos. Já em bairros da zona oeste e região central, o blecaute durou até dez minutos.
Interior
As cidades de Nova Aliança, Nova Itapirema, Urupês, Elisiário, Irapuã e Sales (na região de São José do Rio Preto, 451 km a noroeste de São Paulo) ficaram sem energia elétrica por dois minutos.
A informação foi dada pela CNEE (Companhia Nacional de Energia Elétrica), de Catanduva (385 km de São Paulo).

*Colaborou a Folha Norte

Texto Anterior: Operação tartaruga congestiona 10 km em SP
Próximo Texto: Universidade Federal do Rio mantém concurso após proibição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.