São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Índice

Empresa alerta sobre problema em marcapasso

DA REPORTAGEM LOCAL

A empresa norte-americana Telectronics Pacing Systems Inc. informou ontem que 640 brasileiros que colocaram marcapasso receberam o mesmo cabo metálico –que liga o marcapasso ao coração–, que apresentou defeito nos Estados Unidos.
O cabo metálico transmite os impulsos gerados pelo marcapasso ao coração. A Telectronics produz um cabo com dois fios, ligados ao átrio e ao ventrículo do coração.
Este cabo é revestido com um material plástico para proteger o coração dos fios metálicos.
Segundo a FDA (Food and Drugs Administration), dois norte-americanos morreram em outubro ao terem o átrio (aurícula do coração) perfurado pelo cabo metálico, após o plástico ser rompido.
Segundo a Telectronics, dos 40 mil cabos metálicos desse modelo existentes no mundo, 13 apresentaram defeito.
No entanto, segundo o gerente de engenharia biomédica da empresa no Brasil, Douglas Melatto, 38, apesar dos riscos, os cabos não serão retirados dos pacientes.
"É mais arriscado trocar os cabos do que deixá-los no coração."
A empresa vai orientar os médicos a fazerem raios X nos pacientes que usam esse tipo de cabo metálico para detectar defeitos.

Texto Anterior: Descriminação das drogas é tema de debate
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.