São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paramount compra empresa da Santista

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Moinho Santista está vendendo a Karibê Indústria e Comércio para a Paramount Lansul, maior companhia nacional de manufatura de lã.
Auditores das duas empresas estão avaliando a situação financeira da Karibê para chegar ao valor final da empresa, uma das mais antigas fábricas de casimira do país e que faturou US$ 68 milhões no ano passado.
"O valor total da empresa ainda não está definido e depende do trabalho dos auditores", afirmou Fuad Mattar, presidente da Paramount Lansul, empresa que tem três fábricas no sul do país e faturou US$ 96 milhões em 94.
A compra da Karibê deve estar finalizada nos próximos 15 dias. Por se tratar de companhias de capital aberto, foi publicado na segunda-feira passada protocolo de intenção da compra.
As negociações para a venda da Karibê duraram três meses. Segundo Mattar, a aquisição visa complementar a linha de produção de fios da Paramount e deixá-la menos dependente de fornecedores.
A Karibê, com uma fábrica em Santa Isabel, interior de São Paulo, produziu no ano passado 4,3 milhões de metros de casimira.
Mattar também está interessado na tecnologia da empresa, que hoje exporta 60% de sua produção principalmente para os mercados norte-americano e europeu.
A Moinho Santista justifica a venda pela decisão estratégica de deixar de deter o controle acionário de companhias da área têxtil e concentrar atividades nas áreas de cimento e fosfatados.
No último ano, a empresa vendeu sua linha de produtos para cama e banho para a Artex e formou uma joint-venture com a Alpargatas. Foi criada então a empresa Alpargatas Santista Têxtil, da qual a Santista detém 43%.

Texto Anterior: Faturamento do magazine cresce 20% em 1994
Próximo Texto: Arapuã, Makro e Pão de Açúcar abrirão capital
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.