São Paulo, quarta-feira, 18 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD-ROM mostra técnicas de fotografia

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O CD-ROM Esprit (Electronic Still Photography of the Rochester Institute), da Escola de Artes, Fotografia e Ciências do Instituto de Tecnologia de Rochester, traz fotos, vídeos e textos sobre fotografia e imagem digital.
Nas duas versões disponíveis, Macintosh e PC, o CD apresenta cerca de 5 mil imagens, vídeos, depoimentos de fotógrafos e de professores da entidade.
Há também arquivos que contam a história da tecnologia interativa, as experiências em confeccionar o CD-ROM e a criação de desenhos e jogos para computador.
Chama a atenção a sequência Som do Fotógrafo, que mostra técnicas da construção das imagens em relação aos ângulos, à luminosidade e às objetivas.
Um vídeo rodado pelos 18 alunos da escola permite observar o trabalho de três fotógrafos norte-americanos, Rachel Jerome, B. Ferraro e Harvey Stein.
As imagens se movimentam, enquanto os fotógrafos contam suas experiências visuais e elaboram os registros das fotos, que, em seguida, são exibidas no monitor.
Essa sequência associa-se ao arquivo Evolução do Fotógrafo, que demonstra como os fotógrafos Rick Smolan, Ryszard Horowitz e Bob Sholowsky trabalham na criação de imagens computadorizadas.
Outra sequência curiosa é Galeria, com uma série de artistas, que apresenta trabalhos em cores e em preto-e-branco, algumas captadas de forma comum e outras com interferências gráficas.
O CD vem acompanhado de um catálogo com textos e algumas fotos, servindo como um guia ilustrado para o usuário na localização dos arquivos.
Dirigido por Douglas Ford Rea, um dos expoentes da imagem digital em Rochester, o projeto Esprit existe desde 1989 e foi um dos pioneiros na publicação de jornais com impressão digital.
A atual edição em CD-ROM é recomendada para artistas gráficos, fotógrafos, projetistas e usuários da mídia eletrônica.

ONDE ENCONTRAR:
ESCOLA DE ARTES E CIÊNCIAS DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DE ROCHESTER, fax 001 (716) 475-5804

Texto Anterior: Computador da Apple vira agente literário
Próximo Texto: Instituto tem 166 anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.