São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia prende acusados de roubar imagens sacras na Bahia e Minas

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

A polícia prendeu ontem em Salvador (BA) três pessoas acusadas de participar de uma quadrilha especializada em furtos de imagens sacras na Bahia e Minas Gerais. Segundo o delegado Júlio César Moreira, a quadrilha tem 15 pessoas, das quais 7 já foram identificadas e presas.
O delegado disse que as investigações comprovaram que os acusados costumavam agir durante a madrugada. Entre 60 imagens furtadas, 56 foram recuperadas.
As imagens foram furtadas de igrejas de Salvador, interior da Bahia e Minas Gerais, segundo informações do delegado. Moreira disse também que a maioria das imagens era revendida para donos de antiquários em São Paulo.
As primeiras imagens foram roubadas da igreja de Piatã, na Chapada Diamantina, em agosto do ano passado.
A imagem mais valiosa era a de São José das Botas, do século 15, que teria sido trazida para Piatã por missionários portugueses.
Moreira disse que, a partir destas prisões, a polícia deve localizar nos próximos dias os receptadores que moram em São Paulo. "Algumas pessoas possuem alta projeção social", disse o delegado.
Moreira disse que identificou pelos depoimentos dos acusados cinco receptadores paulistas. "Os nomes serão mantidos em sigilo para não prejudicar a investigação."
Na Bahia, o delegado disse que a quadrilha roubou imagens de 16 igrejas. Em Minas, as igrejas de Tiradentes e São João Del Rey foram as mais visadas pelo grupo.
Segundo o delegado, a Justiça já expediu 44 ordens de prisão preventiva contra os acusados.
Moreira disse que as polícias de Minas Gerais e São Paulo também foram mobilizadas para localizar e prender os outros acusados de pertencer à quadrilha.
No final da tarde de ontem, foram transferidos para a casa de detenção de Salvador Anderson Horácio Gonçalves, 52, Clarice Cabral, 37 e Luiz Carlos Visnevisk, 32.
Com os três acusados, a polícia baiana encontrou as imagens de São Benedito, Santa Rita, São José, Divino Espírito Santo e Santa Bárbara.

Texto Anterior: Retirada de gado no MS atrapalha tráfego
Próximo Texto: Mato Grosso do Sul; Goiás
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.