São Paulo, quinta-feira, 19 de janeiro de 1995
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Real faz redes de fast food baterem recorde de vendas

FLAVIO CASTELLOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O Plano Real teve impacto positivo nas vendas das grandes redes de fast food que atuam no Brasil. O faturamento e o número de novas lojas bateram recorde em 94.
A Mc Donald's, líder do setor, abriu 45 lojas no ano passado em todo o país, e fechou o ano com mais de 200 pontos de venda e um faturamento de US$ 300 milhões (61% maior que o de 93).
O faturamento médio anual por ponto de venda que era de US$ 1,18 milhão subiu 25,4% e chegou a US$ 1,45 milhão em 94.
Ronaldo Marques, 45, diretor de Marketing da rede, aponta o Plano Real como principal fator do bom desempenho de 94.
"Com a estabilização, aumentou o poder aquisitivo do nosso público alvo, e as pessoas puderam comparar preços e perceber que nossos produtos são acessíveis", afirmou Marques.
A rede investiu US$ 51 milhões e atendeu 140 milhões de clientes em 94, contra 121 milhões em 93. Isso significa uma média de nove clientes por segundo e mais de 22 milhões de Big Mac's vendidos.
Outra gigante do mercado, a Pizza Hut, dobrou seu faturamento em 94, ultrapassando a casa dos US$ 100 milhões.
A empresa investiu US$ 26,5 milhões (56% a mais do que em 93) na abertura de 57 novas lojas.
João Mihalik, 35, diretor de operações para a América do Sul atribui ao Plano Real o crescimento de 25% das vendas no segundo semestre do ano passado.
A KFC, maior cadeia de fast food de frango do mundo, também está em ritmo acelerado de crescimento. Em 94, segundo ano de operações da rede no Brasil, foram abertas 11 lojas em São Paulo e o faturamento foi de US$ 5 milhões.

Perspectivas
Para 95, as perspectivas das grandes cadeias de fast food são otimistas.
A KFC pretende quadruplicar o faturamento, atingindo a casa dos US$ 20 milhões.
"O objetivo é abrir mais 20 lojas no Brasil, sendo 18 na Grande São Paulo, uma no Rio e uma no Paraná", disse Osvaldo Setuain, diretor geral da KFC para a América do Sul.
A Pizza Hut prevê um investimento de US$ 30 milhões e a abertura de 72 lojas.
A Mc Donald's pretende investir US$ 52 milhões e abrir mais 45 pontos de venda entre lojas e quiosques.
A longo prazo os objetivos são ainda mais ambiciosos. Até o ano 2000, a Mc Donald's pretende contar com 750 pontos de venda no Brasil. A Pizza Hut, com 500 e a KFC, com 300.

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