São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tremor pode afetar mercados

DA REUTER

Analistas dizem que se a capital japonesa for atingida por um terremoto como o de terça em Kobe, os ondas de choques financeiras seriam sentidas em todo o mundo.
Seria um grande choque para os mercados financeiros do mundo, disse Richard Werner, economista-chefe da filial da Jardine Fleming Securities em Tóquio.
Para um funcionário do governo, um grande terremoto em Tóquio pode paralisar a capacidade dos bancos de levantar fundos por causa do fechamento dos mercados de câmbio e ações.
Busca de fundos teriam de ser transferidos para outras praças, aumentando a taxa de juros.
Um grande terremoto em Tóquio pode minar as transações internacionais de instituições financeiras japonesas, 90% das quais estão baseadas na capital.
Isso implica um risco crescente, já que os bancos japoneses ficarão impossibilitados de mandar ou receber fundos.
A Bolsa de Valores de Tóquio, segundo do mundo, teria de parar o pregão por pelo menos uma semana, se um terremoto de magnitude semelhante ao de Kobe atingisse a cidade.
O que eu esperaria inicialmente seria uma venda de ienes não apenas pelos especuladores do câmbio, mas também por investidores estrangeiros no Japão, diz um investidor norte-americano.

Texto Anterior: Músico Billy Joel quer fazer doação
Próximo Texto: Primeiro-ministro quer rever leis japonesas de construção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.