São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA compram arquivos de Graham Greene

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

A maior parte dos arquivos do escritor inglês Graham Greene foi vendida à universidade norte-americana Boston College. São mais de 300 livros, 60 mil papéis pessoais e centenas de manuscritos.
O maior arquivo sobre a vida e obra de Greene foi vendido pela família de sua irmã e secretária particular por 25 anos, Elisabeth Dennys, para a biblioteca da universidade. O preço não foi divulgado, mas se fala em cifras em torno de US$ 1,5 milhão.
"É uma vergonha que o acervo não fique em seu país, mas o mais importante é que os papéis e os livros permaneçam juntos em uma só coleção", afirmou o porta-voz inglês Rupert Powell.
O escritor costumava fazer anotações nas margens de seus livros. Entre os papéis pessoais há cartas e primeiras versões de novelas, romances e poemas.
Greene escreveu best-sellers como "O Fator Humano", "O Americano Tranquilo" e "Os Comediantes". Morreu na Suíça em 1991, aos 86 anos.

Texto Anterior: Entrevista mostra vigor intelectual de Tom
Próximo Texto: Novo livro de Eco é lançado no Brasil
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.