São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

França inaugura a mais longa ponte do mundo

ANDRÉ FONTENELLE
DE PARIS

O premiê francês, Edouard Balladur, inaugurou ontem a Ponte da Normandia, a mais longa do gênero no mundo. O vão central, construído em metal e sustentado por cabos, mede 856 m.
A ponte tem 2.141 m de extensão e passa a mais de 50 m de altura do estuário do rio Sena. Liga Le Havre a Honfleur (norte). A construção levou sete anos.
O recorde mundial, no entanto, não durará. Até 1999 deve ser inaugurada no Japão a ponte de Tatara, na região de Hiroshima, com um vão de 890 m.
A ponte francesa, que custou cerca de US$ 400 milhões, deverá ser à prova de vendavais. Mesmo em caso de ventos de mais de 200 km/h, ela não deverá oscilar mais de 20 cm. À noite, sua iluminação vai variar conforme o tráfego.
Balladur, que anunciou esta semana a sua candidatura à Presidência da França, aproveitou para fazer um discurso de candidato:
"Ao construir esta ponte, os franceses mostram dois valores essenciais para o progresso do país: o espírito empreendedor e a preocupação com a unidade."
(AFt)

Texto Anterior: Queda de avião mata 10 em aeroporto da França
Próximo Texto: Governo sul-africano supera sua maior crise
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.