São Paulo, sábado, 21 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tequila-2 e Orloff

CLÓVIS ROSSI

SÃO PAULO – À margem das obrigatórias declarações de que Brasil e México têm situações econômicas muito diferentes (o que, de resto, é verdade), o governo brasileiro acompanha muito de perto a evolução do quadro tanto no México como, principalmente, na Argentina.
No Ministério da Fazenda, avalia-se que o pior, no México, ainda pode estar por vir. A expectativa, agora, é em torno de eventuais quebras de pessoas físicas e jurídicas. Quem tinha dívidas em dólares, viu o valor do débito aumentar cerca de 60% da noite para o dia (montante idêntico ao da desvalorização do peso). É pouco provável que ninguém quebre em consequência.
Mas o que é mais temido em Brasília não é tanto o chamado efeito Tequila, mas o retorno ao cartaz do velho efeito Orloff, ou seja, a suposição de que o Brasil de amanhã será a Argentina de hoje.
As autoridades brasileiras sabem que a situação argentina é mais próxima da mexicana do que da brasileira, por mais que o ministro Domingo Cavallo se esforce para demonstrar o contrário.
E, se houver uma crise mais grave com a Argentina, os efeitos sobre o Brasil serão muito mais negativos do que no caso mexicano.
O primeiro efeito será de natureza psicológica. O ministro Pedro Malan diz que, em um mundo crescentemente integrado, o que acontece em um país repercute nos outros inevitavelmente. Mas matiza a observação com a avaliação de que os investidores, hoje, estão muito mais equipados para analisar a situação de cada país e, portanto, tirar diferentes conclusões a respeito de Brasil e México, por exemplo.
É possível que esteja certo. Mas, se depois do México, também a Argentina enfrentar problemas, vai ser difícil convencer algum investidor de que toda a América Latina não está "bichada".
Psicologia à parte, há o fato de que Brasil e Argentina mantêm relações comerciais muito mais importantes do que Brasil e México. O desastre em um sócio importante como a Argentina o é hoje, teria reflexos diretos no comércio exterior brasileiro.

Texto Anterior: Pedras rolantes
Próximo Texto: Somos injustiçados?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.