São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PE lacra Departamento de Trânsito

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran) foi fechado ontem. A decisão foi tomada domingo pelo diretor do órgão, engenheiro Roberto Rego, 46, para apurar denúncias de fraudes no órgão, que fica fechado oito dias.
O governador Miguel Arraes (PSB) declarou que quer uma apuração rigorosa de possíveis irregularidades. O secretário da Segurança Pública, Antônio Moraes, nomeou um delegado especial para dirigir as investigações.
Ontem pela manhã, os 750 funcionários do Detran encontraram o prédio lacrado. Eles não puderam entrar e foram dispensados. Só voltarão ao trabalho na outra quarta-feira, 1º de fevereiro.
Rego disse que a medida visa facilitar o trabalho dos investigadores. Ontem o Instituto de Polícia Técnica iniciou a perícia nos computadores do Detran, que fica em Recife, para descobrir fraudes.
Há menos de um mês no cargo, Rego afirmou que os principais tipos de fraudes que aconteciam eram a liberação de registros falsos de automóveis e o desvio de parte do dinheiro recebido na quitação de multas e no pagamento de IPVA, que não era depositada na conta do órgão.
Segundo o novo diretor do Detran, até pessoas que não são funcionárias tinham acesso aos computadores. Com essa facilidade, podiam dar baixa em multas e nos pagamentos de IPVA, além de falsificar formulários de registro de automóveis. Alguns destes registros foram encontrados nos cestos de lixo da repartição.
"Hoje pode ter carro rodando em qualquer lugar do Brasil com registro falso tirado em Pernambuco", disse Rego.
Ele afirmou que só depois das investigações policiais poderá ter uma "avaliação financeira" do prejuízo causado pelas fraudes.
"Só sabemos que era muito dinheiro", disse. Segundo ele, um único funcionário, durante um único dia, fraudou multas no valor de R$ 2.100.
O Detran de Pernambuco atende em média 1.500 pessoas por dia. Roberto Rego disse que nenhum usuário será financeiramente prejudicado pelo fechamento do órgão durante uma semana. "Nós prorrogamos a data dos pagamentos que teriam que ser feitos nesta semana", afirmou.

Texto Anterior: Mineiro é morto com tiro no peito durante briga de bar em Portugal
Próximo Texto: 'Bagunça ajuda fraudadores'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.