São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dorothéa reconhece erro em divulgação de déficit

MÔNICA SANTANNA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

A ministra da Indústria, Comércio e Turismo, Dorothéa Werneck, 46, reconheceu ontem em Curitiba (PR) que houve erro na divulgação do déficit na balança comercial de dezembro.
"O déficit foi feito com base em estimativa e quem trabalha com estimativa corre o risco de cometer erros", disse a ministra.
Mais tarde Dorothéa recuou e disse que "não havia erro e que ninguém seria responsabilizado".
"Responsabilizado pelo quê?", perguntou a ministra.
O déficit divulgado como definitivo pela ministra foi de US$ 47 milhões. O correto é um déficit de US$ 884 milhões.
Segundo Dorothéa, "esse assunto já está resolvido". A ministra negou que tenha sido precipitada ao divulgar as informações na semana passada com base em estimativas.
"Não houve nenhuma precipitação. Tínhamos os números das exportações e a estimativa do déficit, preparada pela Receita Federal", argumentou.
Para tentar reverter a situação, Dorothéa disse que o lema do governo FHC para a área de comércio é "exportar mais para importar mais".
"A soma dessas duas operações é que vai sinalizar a política comercial e não o saldo da balança comercial", declarou a ministra.
Dorothéa Werneck almoçou ontem em Curitiba com o governador do Paraná, Jaime Lerner (PDT), 57, e reuniu-se à tarde com alguns secretários. Às 17h, embarcaria para Brasília.

Texto Anterior: O modelo paulista de saúde
Próximo Texto: Tarifa para laticínios favorece a Argentina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.