São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clinton insiste em apoiar México

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O governo dos Estados Unidos retomou as negociações com o Congresso em busca de respaldo político para aprovação do empréstimo financeiro de US$ 40 bilhões ao México.
O porta-voz do governo norte-americano, Mike McCurry, disse que estudos do Tesouro mostram que cerca de 800 mil empregos no país dependem das exportações ao México. Por isso, ele acredita que o crédito deve ser aprovado ainda nesta semana.
No México, o chanceler José Angel Gurría disse que o governo rejeita qualquer ajuda financeira dos Estados Unidos se esta incluir condições econômicas e políticas inaceitáveis.
Ele disse que o empréstimo, se concedido, não vai representar incremento da dívida externa. Os recursos são uma garantia para a renegociação da dívida que o México pode ou não utilizar e a comissão só será paga no "remoto caso de não cumprirmos os compromissos", disse.
O peso teve nova desvalorização. Ontem, o dólar foi cotado a 5,80 pesos, em média, ante os 5,65 de sexta-feira. A Bolsa de Valores mexicana operava em queda de 2,7% no meio do pregão.

Texto Anterior: Indústria de autopeças quer reajuste de 15%
Próximo Texto: O modelo paulista de saúde
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.