São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAPRA E LANG

"'O Galante Mr. Deeds' é o melhor filme de Capra, e isso significa que é uma comédia sem concorrentes. Pois Capra tem o que Lubitsch, o playboy espirituoso, não tem: um senso de responsabilidade; e o que Clair, extravagante, não tem: uma intimidade com o público; ele tem o que nem mesmo Chaplin tem: domínio completo de seu meio. Como Lang, ele ouve o tempo todo com a mesma clareza com que vê. Não acho que alguém possa ver 'Mr. Deeds' sem perceber que está diante de um técnico tão grande como Lang, empenhado no tema da bondade maltratada num mundo egoísta.
(...) O tema soa tão sombrio como o de 'Fúria'; inocência linchada numa investigação judicial tão efetivamente como numa cadeia em chamas. Mas há esta diferença entre Lang e Capra: o final feliz de Lang foi imposto a ele, por isso não nos convence; o de Capra é natural e não-forçado."

"The Spectator", 28 de agosto de 1936

Texto Anterior: BETTE DAVIS
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.