São Paulo, terça-feira, 24 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clã enfrenta a falta liderança

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Clã enfrenta a falta liderança
Embora nunca tenha havido tantos Kennedy a um só tempo em cargos públicos (seis), a família está longe dos dias de influência.
Um dos problemas que o clã enfrenta para manter seu prestígio é a falta de liderança.
O atual patriarca, senador Edward Moore Kennedy, não pode servir de modelo para ninguém.
Além do acidente em Chappaquiddick, em 1969, quando uma assessora e talvez namorada morreu e ele foi acusado de não ter se esforçado para salvá-la, há diversos episódios que põem em dúvida sua retidão moral.
Por exemplo, Edward Kennedy estava com o sobrinho William Smith na casa da família em Palm Beach, Flórida, e havia saído com ele para paquerar quando ocorreu o alegado estupro pelo qual o rapaz foi julgado em 1992.
A sua primeira mulher, Joan, teve que ser internada várias vezes por alcoolismo, provocado em grande parte pela infidelidade constante do marido, que também tem problemas com bebida.
Entre as filhas de Rose, Jean Kennedy Smith, 66, atual embaixadora dos EUA em Dublin, poderia ser a nova líder do clã.
Mas o comportamento agressivo de seu filho William prejudica essa possibilidade. William, 34, depois do caso do estupro, já foi preso de novo por brigar em um restaurante e seu temperamento pode induzi-lo a novos problemas.
Eunice Kenedy Shriver, 73, é a mais provável sucessora de Rose como reserva moral da família.
Ela vai se tornar a primeira pessoa a ter em vida sua efígie colocada numa moeda de US$ 1 que entra em circulação em maio.
A homenagem é em reconhecimento ao seu trabalho de 35 anos de organizadora das Olimpíadas Especiais, que reúne atletas com deficiência mental. A vida de Eunice tem sido dedicada a atividades de ajuda a deficientes mentais.
Entre os netos de Rose, a pessoa com maior apelo público é John Kennedy Jr., 34. Mas ele e sua irmã, Caroline, 37, parecem até agora decididos a seguir o exemplo da mãe, Jacqueline Onassis, de discrição e privacidade.
(CELS)

Texto Anterior: Matriarca dos Kennedy será enterrada em Boston
Próximo Texto: Israel mantém diálogo, diz Rabin
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.