São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

População de São Paulo é a 3ª maior do mundo

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
EDITOR DO PAINEL

São Paulo chega aos seus 441 anos como a terceira mais populosa área metropolitana do mundo, com 16,1 milhões de habitantes. O Brasil é o quinto país mais populoso, com cerca de 160 milhões de pessoas.
Segundo relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), a Grande São Paulo só tem menos moradores do que Tóquio (26,5 milhões) e Nova York (16,3 milhões).
Os dados foram divulgados pela Divisão de População do Departamento para Informações Sociais e Econômicas da ONU através da Internet (rede mundial de computadores) no último dia 4 de janeiro.
A revisão das estimativas populacionais da ONU teve como principal destaque justamente a população da Grande São Paulo.
No seu relatório de 1992, as Nações Unidas projetaram que em 1994, a região metropolitana paulista seria a segunda mais populosa do mundo, com 20,6 milhões de habitantes.
A ONU justifica o crescimento menor do que o previsto citando pesquisas que mostram uma migração a partir da área metropolitana causada pela realocação de atividades industriais para cidades menores.
As Nações Unidas fazem ainda uma projeção para 2015. A área metropolitana paulista cairia para a quinta posição, com 20,8 milhões de habitantes. A região mais populosa continuaria sendo a de Tóquio, com 28,7 milhões.
No ranking de 1994, a Cidade do México vem em quarto lugar, logo após São Paulo, com 15,5 milhões.
Em seguida, vêm Xangai, na China, com 14,7 milhões; Bombaim, na Índia, com 14,5 milhões; Los Angeles (EUA), com 12,2 milhões; Pequim (China), com 12 milhões; Calcutá (Índia), com 11,5 milhões; Seul (Coréia do Sul), com 11,5 milhões; Jakarta (Indonésia), com 11 milhões; Buenos Aires (Argentina), com 10,9 milhões e Osaka (Japão), com 10,6 milhões. O Rio de Janeiro aparece em 15º lugar, com 9,8 milhões de habitantes.

Texto Anterior: SP tem mesmo perfil de Londres
Próximo Texto: Motoristas prometem fazer protesto amanhã
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.