São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pavarotti chega ao Rio e defende a popularização da ópera pela TV

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

O sucesso do tenor Luciano Pavarotti, 59, tem um segredo. "Sou um fenômeno de audiência graças à televisão. É ela que entra na casa de todos e apresenta a ópera", disse ontem no Rio, em entrevista coletiva, no hotel Caesar Park (Ipanema), onde está hospedado.
Pavarotti chegou na cidade segunda-feira à noite, vindo de Miami num jatinho emprestado por um de seus amigos, o cantor Julio Iglesias. Ele faz amanhã à noite, no Metropolitan (Barra da Tijuca, zona sul), sua única apresentação nesta viagem ao Brasil.
Para o tenor, os críticos que reclamam de uma "popularização" em seu repertório estão errados. "Por que não popularizar a música clássica? Não vejo nada errado em reunir 150 mil pessoas em um concerto, como o que fiz domingo em Miami", disse.
Um repertório mais próximo do popular, segundo Pavarotti, ajuda a aproximação do público com a ópera. "Cada vez que ouço alguém dizer que ficou emocionado em ouvir aqueles clássicos sinto-me vitorioso porque sei que a ópera ganhará mais um fã."
As recomendações antes da entrevista foram muitas. Pavarotti só entraria no salão do hotel depois que todos estivessem sentados. Os flashes dos fotógrafos teriam que parar ao seu sinal. A iluminação das equipes de TV não poderia estar voltada para seus olhos.
A expectativa de um astro mal-humorado, no entanto, foi dissipada logo nas primeiras respostas. Ao responder sobre sua relação especial com o público feminino arrancou gargalhadas. "Assim você me compromete, parece que vivo em orgias", disse.
Mais risadas quando respondeu a uma repórter que queria saber o que ele gostaria de fazer e que ainda não teve oportunidade. Pavarotti respondeu: "Uma bela dieta e outra coisa que você já entendeu, mas que não vou falar".
Fã de futebol, Pavarotti disse que gostaria de conhecer Romário e outros jogadores da seleção. A Romário, mandou um convite: gostaria de vê-lo hoje na platéia de seu concerto.
À tarde, Pavarotti participou de uma audição da "5ª Internacional Voice Competition" –um concurso para jovens talentos líricos organizada pela Fundação Luciano Pavarotti. Depois, passeou pela orla da cidade.

Texto Anterior: Alto lá!; Proust; Xerox
Próximo Texto: Homem morre prensado por pedra de 200 kg
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.