São Paulo, quarta-feira, 25 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Argentina busca apoio dos EUA

SÔNIA MOSSRI
DE BUENOS AIRES

O ministro da Economia, Domingo Cavallo, busca hoje em Washington apoio do governo norte-americano para frear a fuga de investidores da Argentina. Ele conta com o respaldo dos Estados Unidos para enfrentar oposição dentro do governo Menem.
Cavallo reúne-se hoje com o secretário de Comércio dos EUA, Ronald Brown. Eles assinarão um acordo para formar um Conselho de Negócios Bilaterais, para atrair investimentos norte-americanos.
Como sempre faz nos momentos em que Cavallo passa por desgaste doméstico, o embaixador dos EUA em Buenos Aires, James Cheek, voltou a elogiar as medidas econômicas adotadas recentemente pelo ministro da Economia por causa da crise mexicana.
Cheek antecipou que os Estados Unidos estão interessados na privatização de empresas de energia, que incluem usinas nucleares.
"Nos estamos advertindo há meses nossos investidores de que devem ver que há muita coisa nas províncias para privatizar", disse.
Cavallo enfrenta fuga de investidores estrangeiros, colapso financeiro das províncias –12 delas não pagaram os salários de dezembro– e descontentamento de integrantes do Partido Justicialista (que sustenta o governo Menem).
Uma das principais forças políticas do Partido Justicialista, Eduardo Duhalde, não esconde mais seu descontentamento com o ministro da Economia. Ele afirma que Cavallo só permanece no cargo porque tem o apoio de Menem.
Além disso, existem divergências no Ministério da Economia com relação ao funcionamento do esquema de socorro aos 30 bancos com dificuldades de liquidez.
Para acalmar o mercado financeiro, o presidente do Banco Central, Roque Fernández, teve que dar entrevista ontem afirmando que não pediu demissão do cargo por causa de discordâncias com Cavallo.

Texto Anterior: México recebe US$ 23,6 mi
Próximo Texto: País atrai confiança, diz Franco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.