São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Jornal" falseia a vida de uma redação

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quiser saber como funciona uma redação de jornal não deve tomar "O Jornal" como fonte de informação. O filme revela menos sobre os bastidores do jornalismo numa grande cidade do que sobre a capacidade que Hollywood tem de simplificar e falsear as relações humanas, profissionais, políticas e tudo mais.
O protagonista, Henry Hackett (Michael Keaton), é uma espécie de editor de Cotidiano num jornal popular ("The Sun", da cidade de Nova York), dividido entre a mulher grávida e um furo de reportagem.
Sua rival na redação (Glenn Close) é uma carreirista que já perdeu todo escrúpulo e está pouco ligando para a verdade: só quer vender jornal.
Acima dos dois, o editor-geral (Robert Duvall), com câncer na próstata, assiste com amargura à essa corrida diária por notícia, salário e poder. Sua preocupação maior é reaproximar-se da filha, que não fala com ele.
O filme é isso: pequenos melodramas sempre em torno do mesmo tema, o conflito entre a profissão e a vida pessoal dos jornalistas.
Com muito mais humor e invenção, o assunto aparece nas várias versões que o cinema produziu da peça "A Primeira Página", de Ben Hecht. Só que os diretores dessas versões eram Milestone, Hawks, Wilder...
E Ron Howard é um cineasta medíocre. Não consegue tornar crível nem a atmosfera da redação. Para dar a idéia de turbulência, tensão e pressa, acaba mostrando simplesmente um ambiente bagunçado, sujo, precário. Parece mais a redação de um diário do Paraguai, se é que isso existe.
Nessa bagunça, as situações dramáticas se atropelam sem muito ritmo. Vistas isoladamente, são mal encenadas (nunca se sabe quem está olhando para quem) e mal interpretadas.
Michael Keaton é um dos piores embustes já tramados por Hollywood. Careteiro, sem talento e sem carisma, ele dá ao filme um tom de pastelão que desacredita todo o resto.
Não por acaso, está ausente da melhor cena: a saga da fotógrafa novata em busca de um bom instantâneo de dois garotos presos, numa selva de câmeras e cinegrafistas. Aqui, por um breve descuido, deixaram a vida entrar.

Vídeo: O Jornal (The Paper)
Produção: EUA, 1994, 111 min
Direção: Ron Howard
Elenco: Michael Keaton, Glenn Close, Robert Duvall
Distribuição: CIC

Texto Anterior: "O Idiota" vê o que os outros não vêem
Próximo Texto: Redford tenta segundo prêmio dos diretores
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.