São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Turistas redescobrem o Rio neste verão

SILVIO CIOFFI
DO ENVIADO ESPECIAL À SANTOS-RIO

A maior e mais deslumbrante cidade tropical do planeta deve receber nesta temporada 500 mil turistas estrangeiros, cerca de 20% a mais do que no ano passado.
Também os brasileiros, que a Associação Brasileira das Agências de Viagens (Abav) estima em 920 mil turistas, devem invadir as praias do Rio nesse verão do Real.
Com os termômetros em alta, a cidade sedia nas areias de Copacabana um festival olímpico com 800 atletas de 16 países, elege novas musas e recupera sua imagem.
A geografia é de perder o fôlego. Entre as montanhas e o mar, o Rio tem no Parque Nacional da Tijuca –a maior floresta urbana do mundo– uma área de lazer em meio a 3.300 hectares de Mata Atlântica.
No topo, numa altura de 710 m, o Cristo Redentor de braços abertos, no morro do Corcovado, persiste como uma das mais conhecidas imagens brasileiras e pode ser visitado das 8 às 20h.
Quem não abre mão dos passeios clássicos deve ainda vestir seu uniforme de turista e ir ao Pão de Açúcar, aberto das 8 às 18h.
Mas o Rio é também o reduto da boemia e dos velhos restaurantes portugueses, de bairros pitorescos como Santa Teresa, dos grandes hotéis, dos Arcos da Lapa e casarões do século passado.
Isso para não falar dos 40 km de orla, onde a cidade encontra o mar, onde todos se encontram, onde o Rio vira canção.
Em Ipanema a cidade se transforma em saudade quando a avenida Antonio Carlos Jobim faz esquina com a rua Vinícius de Moraes.

Texto Anterior: Descubra a região de barco
Próximo Texto: Ingressos para Carnaval carioca acabaram
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.