São Paulo, quinta-feira, 26 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Número de passageiros aumentou 30%

CÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

Para a maioria das companhias aéreas, a procura por passagens em vôos domésticos neste verão aumentou cerca de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
"A Vasp inaugurou 11 vôos no começo deste ano e incorporou mais três Boeing-737 para atender a procura", afirmou Eduardo Godoy, assessor da presidência.
Já a Transbrasil afirma não ter aumentado seu número de vôos, e sim reativado antigas linhas que voltaram a ser rentáveis.
"Durante os sete últimos anos, as companhias aéreas brasileiras tiveram que reduzir seu vôos devido às dificuldades econômicas. Com o reaquecimento da economia, estas linhas puderam ser reativadas", disse Jorge Honório, assessor de imprensa da Transbrasil.
Quanto aos descontos, Honório afirma que a redução nos descontos foi acertada entre a Transbrasil, Varig e Vasp, com apoio do governo federal.
"As companhias tinham receio que se repetisse o que aconteceu na época do Plano Cruzado, quando as tarifas foram congeladas. A melhor solução encontrada foi a manutenção das promoções, mas com redução no valor dos descontos", afirmou.
Segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC), os valores aplicados para a redução dos descontos foi decidido pelas próprias companhias, de acordo com suas tarifas e número de passageiros.
O DAC afirma não ter dados que comprovem o aumento da procura por vôos domésticos. O órgão ainda não divulgou os índices de movimentação de passageiros nos aeroportos brasileiros neste mês.
Segundo a assessoria da Transbrasil, uma das provas do aumento do número de passageiros é o índice de ocupação das aeronaves. A companhia afirma ter registrado 73% de ocupação média em janeiro deste ano, contra 65% registrados em janeiro de 94.
Na Varig, a procura de passagens nos vôos domésticos também aumentou. A empresa afirma que o índice de movimentação em suas aeronaves subiu de 62%, em dezembro de 93, para 88%, em dezembro de 94.
(Cláudia Pires)

Texto Anterior: Voar durante a noite é mais econômico
Próximo Texto: Passagens podem ser parceladas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.