São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Município do Ceará sente tremor de terra

VALÉRIA FEITOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM FORTALEZA

Tremores de terra foram registrados ontem e anteontem no distrito de Pitombeiras, município de Cascavel, a 60 km de Fortaleza (CE).
O coordenador da Defesa Civil do Estado, João Alfredo, disse que os tremores não passaram de um grau na escala Richter.
Ele afirmou que são registrados microtremores diariamente em Pitombeiras. Segundo o coordenador, são abalos sísmicos de origem tectônica (deslocamentos de rochas no interior da terra).
Quase sempre são superficiais e de baixa magnitude. São sentidos em áreas restritas e quase nunca produzem danos materiais graves.
O abalo de anteontem foi sentido por pessoas dentro de casa. Foram ouvidos ruídos semelhantes à passagem de um caminhão pesado, segundo descreveram.
A Defesa Civil mantém quatro sismógrafos na região. O técnico Francisco das Chagas Brandão, responsável pela manutenção do equipamento, disse que o tremor de maior intensidade registrado no distrito ocorreu em 11 de agosto de 1994. Foi de 3,3 graus na escala Richter.
O enfermeiro aposentado Edmilson de Souza Ferreira 52, que mora em Pitombeiras, disse que já está acostumado aos tremores.
Ele afirmou, no entanto, que sente medo quando a intensidade é maior. "A gente não sabe o que é. Vê o terremoto do Japão na televisão e se for um tremor mais forte, dá para ficar apavorado", disse.
Quase todas as casas do distrito apresentam rachaduras na parede. Ferreira colocou em sua casa armações de ferro e cimento nos cantos das paredes, mas novas rachaduras aparecem com frequência.
Os técnicos da Defesa Civil fizeram em agosto do ano passado trabalho de esclarecimento entre a população de Pitombeiras.
Deram palestras e distribuíram folhetos explicativos. Mesmo assim, segundo disse Souza, algumas famílias já saíram do distrito.
"Eu mesmo só não saí ainda porque não encontrei quem comprasse minha casa", declarou.

Texto Anterior: Paraná cria vilas para bóias-frias
Próximo Texto: Empresa é acusada de dar golpe do telefone
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.