São Paulo, sábado, 28 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeonato do marketing começa no Rio

ROBERTO MACHADO
DA SUCURSAL DO RIO

O Campeonato Estadual do Rio começa hoje com dois jogos e promete ser o maior teste do casamento entre futebol e marketing.
Empresas interessadas em promoções publicitárias gastaram milhões de dólares na contratação de jogadores para os clubes do Rio.
Em compensação, clubes e jogadores assumiram compromissos que poderão afetar o bom andamento do campeonato.
O atacante Romário é o maior exemplo. Contratado por um "pool" de empresas, o jogador será garoto propaganda em várias campanhas publicitárias.
Vai ter um cronograma especial para conciliar o horário dos treinos com os compromissos assumidos.
Além disso, a diretoria do clube pensa em fazer com que Romário atue com a camisa número um, reservada aos goleiros, em função de campanha publicitária da Brahma –uma das empresas que bancou o passe do jogador.
Túlio terá problemas semelhantes. Como o Botafogo firmou contrato de patrocínio com a Pepsi, o jogador foi escolhido para estrelar a campanha de lançamento do refrigerante Seven Up no país.
Teve que trocar a camisa nove pela sete em função da campanha.
Os primeiros problemas com a tabela ocorreram antes mesmo do início do torneio e envolvem justamente o Flamengo, clube que mais investiu.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro marcou os jogos noturnos, que serão transmitidos pela TV Bandeirantes, para o horário das 19h15.
O presidente do Flamengo, Kléber Leite, ex-radialista, afirmou que o horário prejudica a transmissão pelo rádio. Segundo ele, o clube só jogaria depois das 20h.
A Federação cedeu. Os jogos começarão às 20h ou 20h10.
O Flamengo já anunciou também que vai adiar o jogo contra o Campo Grande, marcado para o dia 8. No mesmo dia o clube pretende fazer amistoso contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte.
"Nós precisamos arrecadar recursos e os amistosos serão fundamentais. Eu sou contra ficar mudando a tabela, mas não teremos escolha", afirmou Leite.
O Flamengo não descarta a hipótese de jogar com um time misto alguns compromissos da primeira fase do estadual.
A estréia de Romário no campeonato é incerta também.
O Flamengo pretende realizar uma grande festa no Maracanã. Propôs uma cota para o Fluminense para a estréia do jogador ocorrer no clássico do dia 12.
O Fluminense recusou.
Mas do ponto de vista futebolístico, o campeonato promete ser o melhor do últimos anos. Os clubes estão reforçados e a torcida compareceu em massa aos treinos realizados na semana.
A grande atração será a guerra entre as duplas de ataque dos grandes clubes: Romário e Sávio (Flamengo), Túlio e Guga (Botafogo), Renato Gaúcho e Ézio (Fluminense) e Clóvis e Valdir (Vasco).

Texto Anterior: San Diego crê em 'surpresa'
Próximo Texto: Primeira fase só terá 4 clássicos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.