São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Importante mecanismo

RICARDO YAZBEK

No ano passado, por ocasião do Congresso Mundial da Fiabci (Federação Internacional das Profissões Imobiliárias), em Chicago (EUA), mais uma vez tivemos acesso a diversas informações sobre o mercado imobiliário internacional.
Uma delas mereceu especial destaque no que concerne ao aproveitamento de idéias e procedimentos para a indústria imobiliária nacional, o que levou-me, juntamente com diretores do Secovi-SP e da Fiabci/Brasil, a fazer uma visita técnica ao Canadá.
Constatamos que, naquele país, há vários anos funciona um mecanismo denominado MLS (Multiple Listing Service), um sistema informatizado que engloba dados sobre a oferta de imóveis e as negociações realizadas no mercado.
Atualmente, 90% dos negócios imobiliários do Canadá são efetuados através desse sistema. Além da agilidade e da eficiência, o instrumento permitiu consideráveis avanços mercadológicos e profissionais, notadamente na intermediação ou corretagem imobiliária.
Lá, não existem mais empreendimentos abarrotados com placas de "vende-se", o que deprecia o patrimônio –e mesmo as empresas e a categoria profissional–, visto que parece que todos trabalham só o mesmo produto, digladiando-se entre si.
Obteve-se total aprimoramento das atividades e, principalmente, qualidade no atendimento ao público vendedor e comprador de imóveis.
Soubemos, ainda, que muitos países operam o instrumento. Novamente, em visita à Argentina, verificamos "in loco" que cerca de mil empresas estão integradas.
Ou seja, detêm informações sobre o que está disponível no mercado e trabalham com tecnologia de ponta. Os resultados são excelentes, visto que a rentabilidade das empresas imobiliárias, via o bom atendimento aos clientes, aumentou significativamente.
Na verdade, verificamos que também as atividades imobiliárias estão em processo de integração, acompanhando as tendências mundiais de globalização. Mesmo porque isso significa o fortalecimento do mercado interno, permitindo-lhe francas e positivas condições de competitividade.
O Brasil, a exemplo dos demais países, tem que iniciar idêntico processo –e o quanto antes.
É por esta razão que o Secovi-SP apóia a realização do 4º Encontro Internacional dos Profissionais Imobiliários que a Fiabci/Brasil promoverá no dia 31, em São Paulo, sobre o tema "Sistema Integrado de Vendas Autorizadas".
Nele, teremos a oportunidade de conhecer e debater todos os detalhes de um mecanismo que, uma vez implantado, permitirá expressivos avanços do mercado imobiliário nacional.
O intercâmbio de experiências com representantes do Canadá e da Argentina e as análises de especialistas, inclusive no que diz respeito ao marketing do setor, irão possibilitar importante reposicionamento da área e, sem dúvida alguma, incrementarão o saudável processo de renovação e inovação do setor com produtivos reflexos sobre a economia nacional.

Texto Anterior: Santos lidera negócios com novos no litoral
Próximo Texto: Casa Verde tem 160 novos em oferta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.