São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pedro Cardoso diz se parecer com Albano de 'Pátria Minha'

IVAN FINOTTI
DA REPORTAGEM LOCAL

O ator e escritor Pedro Cardoso –o Albano de "Pátria Minha"– se identifica tanto com seu personagem que acha que poderia tê-lo escrito.
"Albano tem uma certa dificuldade em ser vitorioso em um mundo competitivo. Este é um assunto que também me é muito frequente", revela Cardoso, 33, que escreve e atua em teatro e TV há 12 anos.
Apesar da já longa carreira, foi só com Albano que Cardoso ficou conhecido do grande público. Antes, foi Galeno em "Anos Rebeldes", minissérie de Gilberto Braga de 92.
Galeno era o alter-ego do autor. No último capítulo, o personagem começava a escrever uma novela de época -o primeiro trabalho de Braga foi "Escrava Isaura". "Não sei se ele me escolheu porque eu também era um escritor, mas é possível", diz.
Cardoso se prepara para voltar a escrever após "Pátria Minha". Vai adaptar os contos de "A Comédia da Vida Privada", de Luis Fernando Veríssimo, para uma série mensal que a Globo quer estrear este ano.
Também pretende trazer seu monólogo "O Autofalante" para São Paulo.
Cardoso começou a escrever para o teatro em 1982, em parceria com Felipe Pinheiro, morto em novembro de 1993. A dupla inaugurou o gênero besteirol com a peça "Bar Doce Bar", no Rio de Janeiro.
Em 1985, estreou como autor na TV adaptando "Bar Doce Bar" para um especial global. Seguiram-se convites para ajudar as equipes de "TV Pirata" e "Programa Legal".

Texto Anterior: SBT prepara remake de "Sangue do Meu Sangue"
Próximo Texto: Francisquinha cresce e ganha par romântico
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.