São Paulo, domingo, 29 de janeiro de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Final do futebol americano vai ao ar hoje

DANIELA ROCHA
DE NOVA YORK

O maior evento da TV norte-americana acontece hoje: a final do campeonato de futebol americano, o 29º Super Bowl.
Nos Estados Unidos, o Super Bowl é considerado o maior acontecimento da televisão, independente de quem está em campo. O canal ABC tem a exclusividade da transmissão no país, que no ano passado registrou um índice de audiência de 95,4 milhões de aparelhos de TV ligados. Este ano, a ABC estima que o índice de audiência deve chegar a 120 milhões de aparelhos nos EUA.
Segundo o produtor executivo da ABC Sports, Jack O'Hara, a audiência garantiu anunciantes que chegaram a pagar US$ 1 milhão para ter direito a 30 segundos no ar durante a partida. O país receberá sinais da ABC através da retransmissão para 226 afiliadas.
No Brasil, a ESPN enviará os sinais para a TVA/Sports. Tanto a TVA como a Bandeirantes vão transmitir o jogo ao vivo (leia texto nesta página).
O jogo da final é entre San Francisco 49ers e San Diego Charges, que se enfrentam no Joe Robbie Stadium, em Miami, Flórida. Mas a festa da final começou há uma semana e teve um de seus marcos na última quinta, com a transmissão do especial "The National Football League at 75: An All-Star Celebration", direto do Radio City Music Hall, de Nova York.
O evento, que a ABC exibiu, celebrou as bodas de diamante da Liga Nacional de Futebol com shows de Diana Ross, Tony Benett e Alan Jackson.
Durante o intervalo do jogo de hoje, que deve durar 30 minutos, a organização do evento preparou outro show que tem como temática o personagem Indiana Jones e contará com performances de Tony Benett e Patti LaBelle.
As transmissões de Miami começam a partir das 21h e têm previsão de terminar à 1h (horário do Brasil). A arrecadação com os ingressos foi estimada em mais de US$ 500 mil, segundo Marta Casas-Celaya, relações públicas do evento. Cerca de 85 mil pessoas estarão no estádio, segundo estimativas.
Para quem assiste o jogo em casa, a ABC montou um esquema de cobertura super avançado, que conta com um total de 27 câmeras espalhadas por todo estádio –incluindo duas alocadas em um dirigível que sobrevoará o Joe Robbie Stadium e fará tomadas panorâmicas do jogo.
Um sistema de animação computadorizada entra em cena nos intervalos para dar esclarecimentos sobre a jogada e informações sobre jogadores e placar.
Também durante intervalos, o comentarista pode fazer esquemas e grifar jogadores na tela, através de um computador "telestrator".

Texto Anterior: Francisquinha cresce e ganha par romântico
Próximo Texto: Campeonato Paulista de Futebol tem cadeira cativa nas emissoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.